Teólogos e especialistas católicos de todo o mundo se reuniram em Roma de 8 a 10 de dezembro para participar no Fórum Internacional de Juristas Católicos que discutiu temas relacionados à moral sexual, às normas morais objetivas e à consciência.

Este congresso aconteceu em resposta às questões publicadas pela Pontifícia Academia para a Vida no livro Ética Teológica da Vida: Escrita, Tradição, Desafios Práticos apresentado em julho passado.

Segundo os organizadores do congresso, o objetivo foi “responder, com espírito de respeito e fraternidade, a alguns dos temas levantados na recente publicação da Pontifícia Academia para a Vida”, além disso, pretendem “prestar um serviço à Igreja e aos estudiosos católicos que se deparam com as mesmas questões doutrinárias, morais e sociais examinadas na Ética Teológica”.

No centro das discussões do congresso esteve o tema da “mudança radical de paradigma” mencionada pelo arcebispo Vincenzo Paglia e pelo papa Francisco em sua constituição apostólica de 2018, Veritatis Gaudium.

Com base na Humanae Vitae, discutiram a doutrina da Igreja contra a contracepção, assim como a relação da moral sexual católica com a questão do mal intrínseco.

Os juristas católicos e outros especialistas também falaram durante o congresso sobre a relação da teologia moral católica com a contracepção, o direito à vida, a ideologia de gênero, incluindo homossexualidade, transexualidade e racismo.

O Fórum Internacional de Juristas Católicos foi criado em 2013 para produzir, coletar e compartilhar recursos sobre os direitos humanos fundamentais atacados nos sistemas regionais e internacionais de proteção dos direitos humanos.

Funciona como um fórum para que juristas e estudiosos católicos estudem, pesquisem e discutam importantes questões atuais relacionadas a ataques aos direitos da família, da vida e da liberdade religiosa.

Confira também: