A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 lançou a campanha “A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti”. O objetivo é incentivar a inscrição de voluntários para o encontro internacional que acontecerá de 1º a 6 de agosto de 2023, em Lisboa, Portugal.

“Com o lançamento desta campanha procuramos sensibilizar e mobilizar todos aqueles que, em Portugal e no mundo inteiro, pretendam inscrever-se como voluntários para a JMJ Lisboa 2023 e ajudar-nos a acolher os jovens ao longo de todo o encontro”, disse a diretora de comunicação da JMJ Lisboa 2023, Ana Alves.

Segundo a organização da Jornada, a campanha pretende sensibilizar voluntários de curta duração para atuarem durante o encontro. A expectativa é mobilizar de 20 a 30 mil voluntários. Eles deverão ter disponibilidade para duas semanas de serviço, sendo a primeira semana de formação e a segunda a da JMJ.

Para a diretora de acolhimento e voluntariado da JMJ Lisboa 2023, Margarida Manaia, “os voluntários são fundamentais na JMJ, porque participam ativamente na sua construção, mas sobretudo porque cada voluntário, com a sua alegria, generosidade, vontade de servir e acolher todos é a ‘cara’ da própria JMJ”. “Será seguramente uma experiência inesquecível para cada voluntário”, afirmou.

Na segunda-feira (5), quando foi celebrado o Dia Internacional do Voluntariado, o papa Francisco enviou uma mensagem aos voluntários da JMJ Lisboa 2023. Francisco afirmou que o voluntariado “é uma graça de Deus” e “força de intervenção”, que “tem esta perseverança de fazer as coisas avançar”.

“Não tenham medo e obrigado pela vossa generosidade, a generosidade que têm todos os voluntários e todas as voluntárias. Que Deus vos abençoe”, afirmou.

A campanha “A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti” será divulgada em Portugal e no mundo todo pelas redes sociais da JMJ Lisboa 2023. Esta iniciativa deriva da campanha “A Jornada Mundial da Juventude é para ti”, lançada em novembro, convidando os jovens a se inscreverem no evento.

Para ser voluntário, é necessário ter mais de 18 anos em 23 de julho de 2023 e ter disponibilidade total para acompanhar a JMJ entre 23 de julho e 7 de agosto de 2023, em Lisboa.

As inscrições de voluntários para a JMJ Lisboa 2023 podem ser feitas pelo site oficial do evento.

Confira também: