O papa Francisco rezou hoje (8), Solenidade da Imaculada Conceição, diante da Virgem Imaculada na Praça de Espanha, em Roma, onde pediu emocionado pelo povo ucraniano.

O papa Francisco foi primeiro à basílica de Santa Maria Maior para rezar diante da imagem da Virgem Salus Populi Romani (Salvadora do Povo Romano), à qual tem grande devoção. Depois foi para a Praça de Espanha para o tradicional ato de veneração da Imaculada Conceição.

O papa Francisco se comoveu ao pedir pelo povo ucraniano e "pela paz que há tanto tempo pedimos ao Senhor".

Ao dizer estas palavras, o papa Francisco ficou emocionado e teve que parar por um momento e foi aplaudido pelos presentes.

Ao final, cumprimentou os diplomatas que o escutavam das portas da Embaixada da Espanha e, antes de se dirigir a um grupo de doentes, o papa Francisco aproximou-se para cumprimentar os jornalistas.

Em conversa com um grupo de jornalistas, entre os quais estava a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o papa disse que a guerra “é uma grande dor, uma derrota para a humanidade” e pediu orações pela Ucrânia.

 

A seguir, a oração que o papa Francisco rezou diante da Virgem:

Mãe nossa Imaculada, hoje o povo romano se reúne ao seu redor.

As flores colocadas a teus pés por tantas realidades da cidade expressam seu amor e devoção por ti, que velas por todos nós.

E também vês e acolhes aquelas flores invisíveis que são tantas invocações, tantas súplicas silenciosas, por vezes sufocadas, escondidas, mas não para ti, que és Mãe.

Depois de dois anos em que vim prestar minha homenagem a ti sozinho ao amanhecer, hoje volto a ti junto com o povo, o povo desta Igreja, o povo desta cidade. E trago-te as graças e súplicas de todos os teus filhos, próximos e distantes.

Tu, do Céu onde Deus te recebeu, vês as coisas da terra muito melhor do que nós; mas como Mãe escutas as nossas invocações para apresentá-las ao teu Filho, ao seu Coração cheio de misericórdia.

Antes de mais nada, trago-te o amor filial de incontáveis homens e mulheres, não apenas cristãos que têm a maior gratidão por ti, por tua beleza, toda a graça e humildade: Porque no meio de tantas nuvens escuras és um sinal de esperança e de consolação.

Trago-te os sorrisos das crianças que aprendem teu nome diante de tua imagem, nos braços de suas mães e avós, e começam a saber que têm uma Mãe no Céu.

E quando, na vida, acontece que esses sorrisos dão lugar às lágrimas, como é importante ter te conhecido! Ter tido o dom da sua maternidade!

Trago-te a gratidão dos velhos e dos idosos: uma gratidão condizente com as suas vidas, tecida de recordações, de alegrias e dores, de conquistas que bem sabem que conseguiram com a tua ajuda, de mãos dadas contigo.

Mãe, trago-te as preocupações das famílias, dos pais e mães que muitas vezes lutam para pagar as contas em casa, e enfrentam pequenos e grandes desafios todos os dias para progredir.

Em particular, confio a ti os jovens casais, para que, olhando para ti e para são José, enfrentem a vida com coragem, confiando na providência de Deus.

Mais em

Trago-te os sonhos e anseios dos jovens, abertos ao futuro, mas travados por uma cultura rica em coisas e pobre em valores, saturada de informação e deficiente em educação, persuasiva quando engana e implacável quando desilude.

A ti confio especialmente os jovens, pelos que foram mais afetados pela pandemia, para que lentamente recomecem a agitar e abrir suas asas e que recuperem o gosto de voar alto.

Virgem Imaculada, hoje gostaria de lhe trazer o agradecimento do povo ucraniano pela paz que há muito tempo pedimos ao Senhor. Ao invés, ainda devo lhe apresentar a súplica das crianças, dos idosos dos pais e das mães, dos jovens daquela terra martirizada. Mas na realidade todos nós sabemos que estás com eles e com todos os que sofrem, assim como estiveste ao lado da cruz do teu Filho.

Obrigado, nossa Mãe! Olhando para ti, que és sem pecado podemos continuar a acreditar e esperar que o amor vença o ódio que a verdade vença a falsidade, que o perdão vença a ofensa, e que a paz prevaleça sobre a guerra. Assim seja!".

Confira também: