A basílica de São Francisco de Assis vai restaurar um afresco que representa a Virgem Maria sentada em um trono com o Menino Jesus, acompanhada de um retrato de são Francisco. A restauração será possível graças a uma doação da montadora de automóveis Ferrari.

A obra é conhecida como a Majestade de Assis (Maestà di Assisi) e foi feita pelo pintor italiano Cenni di Pepo, mais conhecido pelo pseudônimo de Cimabue.

O Sagrado Convento de São Francisco de Assis informou que a restauração começará em janeiro de 2023 e durará um ano.

A Obra de arte

A Majestade de Assis traz “um dos retratos mais antigos de são Francisco. Segundo a tradição, foi feito a partir das indicações de quem o conheceu "pessoalmente".

O afresco foi feito por volta dos anos 1285 a 1290 e fica na igreja inferior da Basílica de São Francisco.

O custódio do Sagrado Convento de Assis, padre Marco Moroni, agradeceu a Ferrari por "apoiar e valorizar a arte italiana da qual somos orgulhosos custódios".

Para Moroni, “a obra também nos transmite o mais conhecido e provavelmente o mais antigo e realista retrato de são Francisco”.

Moroni recordou a descrição de um dos biógrafos de são Francisco de Assis, Tommaso da Celano, que nas fontes franciscanas o descreveu como um homem "de estatura média, ou melhor, pequena, com cabeça regular e arredondada, rosto um pouco oval e alongado, testa achatada e pequena, olhos negros, de tamanho normal e cheios de simplicidade”.

O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, disse a empresa automobilística "leva o nome da Itália por todo o mundo" e que o país tem um "patrimônio artístico milenar".

Vigna falou da importância da “responsabilidade social das empresas que, graças à colaboração entre entidades públicas e privadas, podem dar resultados significativos” e acrescentou que a Ferrari, além de apoiar a conservação do patrimônio cultural “também mantém” projetos no campo da educação, saúde e proteção do meio ambiente”.

Confira também: