O santuário de Fátima, em Portugal, vai oferecer uma formação on-line durante o mês de janeiro de 2023 sobre a história e a mensagem de Fátima. É a segunda edição do seminário Descodificar Fátima, que em 2021 reuniu mais de 200 participantes de diferentes países.

“Através do seu Departamento de Estudos e convocando diferentes perspectivas de abordagem, o santuário de Fátima apresenta alguns dos temas que constituem o fenômeno de Fátima e o deixam perceber como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade”, diz a proposta formativa.

Em 2021, o seminário contou com participantes de Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Suíça, Polônia, Costa Rica, Panamá e Angola. Segundo o santuário de Fátima, “a possibilidade de juntar numa única turma pessoas de diferentes lugares do mundo foi uma das potencialidades evidenciada pela organização e pelos próprios participantes”.

O seminário é idealizado para o público em geral e, especialmente, para pesquisadores e estudantes das áreas de Ciências Humanas e Sociais, professores do ensino básico e secundário, formadores, catequistas e outras agentes pastorais.

As aulas acontecerão todas as quartas-feiras de janeiro, das 21h15 às 22h15 (horário de Portugal), pela plataforma Zoom. Cada dia do seminário terá dois temas relacionados com o primeiro século das aparições de Fátima. No dia 4 de janeiro, serão abordados a coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima e o jornal “Voz da Fátima”, no dia 11, a ritualidade da celebração da noite em Fátima e as obras de arte da Basílica da Santíssima Trindade; no dia 18, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e o Museu do Santuário de Fátima; e no dia 25, o correio de Nossa Senhora de Fátima e as fotografias dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

As aulas serão ministradas pelo diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, pelos membros do mesmo departamento, André Melícias e Sónia Vazão, pela diretora do Gabinete de Comunicação do santuário de Fátima, Carmo Rodeia, e pelo capelão na Cova da Iria e diretor do Departamento de Liturgia do santuário, padre Joaquim Ganhão.

Os participantes que frequentarem pelo menos 75% do seminário receberão um certificado de participação. As inscrições serão por ordem de chegada, mediante pagamento de uma taxa de 20 euros, e podem ser feitas AQUI.

Confira também: