A rota turística Caminhos do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens foi oficializada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A rota faz menção à festa e à romaria do santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens que acontecem too ano em Araranguá (SC).

A lei contempla como parte da rota as cidades de Araranguá, Turvo, Ermo, Meleiro, Sombrio, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva e Maracajá do Estado de Santa Catarina.

Segundo o deputado Volnei Weber (MDB), autor do projeto de lei aprovado, “Santa Catarina é um dos estados que tem o turismo religioso forte, com mais de 70 cidades com roteiros, atraindo turistas e fiéis”.

Volnei comentou que “mais de 60 mil romeiros visitam a região” durante os “dias da celebração no santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens e com a criação da rota será “mais um empurrão necessário para a valorização da cultura local e o desenvolvimento regional e estadual”.

Padre Maxssuél da Rosa Mendonça, reitor e pároco da paróquia santuário Mãe dos homens em Araranguá (SC) disse a ACI Digital que a criação oficial da rota “é um marco na história” na cidade.

“Vai exigir uma infraestrutura maior, isso vai exigir lugares melhores para acolher os devotos de Nossa Senhora Mãe dos Homens”, disse o reitor. “Seja uma estrutura eclesial-igreja, seja uma estrutura da sociedade em si, como hotéis”.

Ele disse ver a nova rota turística “com muita esperança”, porque “o município de Araranguá cresceu em torno de Nossa Senhora Mãe dos Homens”.

Da “festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens participam irmãos e irmãs de várias descendências”, disse o padre. Embora a devoção à Nossa Senhora Mãe dos Homens tenha sido trazida para o Brasil pelos portugueses, é uma festa de italianos, açorianos e africanos “porque a cidade foi colonizada por eles”.

Segundo o reitor do santuário, em torno de “50 mil fiéis” participam da romaria a Nossa Senhora Mãe dos Homens, no dia 4 de maio, data na qual a imagem da padroeira, há 150 anos chegava na paróquia de Araranguá (SC).  

 

Confira também: