O arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi nomeado representante do papa Francisco na beatificação de Isabel Cristian Mrad Campos. A celebração será no dia 10 de dezembro, em Barbacena (MG).

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG), filha de José Mendes Campos e Helena Mrad Campos, que já morreram. Desde a adolescência, fez parte da Associação de Voluntariado das Conferências de São Vicente e seu pai foi presidente do Conselho Central de Barbacena. Participava frequentemente da missa e dos sacramentos.

Em 1982, mudou-se para Juiz de Fora (MG) a fim de frequentar um curso pré-vestibular para ingressar na faculdade de medicina, pois sonhava em ser pediatra para ajudar crianças carentes.

Naquele mesmo ano, ela preparava um pequeno apartamento para onde havia se mudado com seu irmão, Paulo Roberto. No dia 1º de setembro, um homem que foi montar um guarda-roupa tentou violentá-la, mas Isabel resistiu. Diante da resistência dela, o homem lhe deu uma cadeirada na cabeça, amarrou a moça, amordaçou e rasgou suas roupas. Como ela não cedeu, o agressor lhe deu 15 facadas, matando-a.

Em outubro de 2020, o papa Francisco reconheceu o martírio da serva de Deus Isabel Cristina, morta por defender sua castidade. Inicialmente, a beatificação seria celebrada pelo prefeito do dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcelo Semeraro. Mas, ele não poderá participar na data.

A missa de beatificação da serva de Deus Isabel Cristina Mrad será às 10h, do dia 10 de dezembro, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena. No dia seguinte, o arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, vai celebrar uma missa em ação de graças no santuário arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, na mesma cidade. Após a missa, haverá a transladação dos restos mortais de Isabel Cristina para a capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, encerrando com o canto do Te Deum.

O cardeal Raymundo Damasceno, que celebrará a beatificação de Isabel Cristina, é natural de Capela Nova (MG), que também pertence à arquidiocese de Mariana. Nasceu em 15 de fevereiro de 1937. Tornou-se padre em 1968 e, em 1986, recebeu a ordenação episcopal. Foi bispo auxiliar de Brasília (DF), de 1986 a 2003. Em 2004, foi nomeado arcebispo de Aparecida, função que exerceu até 2016, quando teve seu pedido de renúncia por idade aceito pelo papa Francisco. Foi criado cardeal pelo papa Bento XVI em 2010.

Dom Damasceno também foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por dois mandatos, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003. Mais tarde, foi eleito presidente da CNBB, de 2011 a 2015.

Confira também: