Em Nova Trento (SC), cidade onde viveu santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, 18 famílias vão abrir as portas de suas casas para que as pessoas possam visitar os presépios montados em cada lar. A iniciativa chamada Caminho dos Presépios começa no sábado (3) e segue até a véspera de Natal (24) e conta com apoio da secretaria de Cultura e Turismo do município.

“O nosso objetivo com esse projeto é resgatar o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento do Menino Jesus, e valorizar uma tradição muito presente na cidade, trazida pelos nossos antepassados da Itália”, disse à ACI Digital Neide Boso Cadorin, representante das famílias da Rua João Bayer Sobrinho, onde acontecerá o projeto, e membro do grupo organizador do Caminho.

A tradição dos presépios foi levada para Nova Trento em 1875, pelos imigrantes do Tirol, atualmente Trentino. Com a chegada do tempo do Advento, é comum na cidade as famílias reservarem um local da casa para a confecção do presépio usando musgos, areia, barba de velho, pedras, bromélias, velas coloridas, estatuetas e tudo o que pudesse reproduzir o cenário do nascimento de Jesus descrito nos Evangelhos. As famílias mantiveram o hábito de rezar ao redor dos presépios e as visitas aos presépios dos vizinhos estreitaram laços de fé e amizade.

Neide Cadorin contou que fazer um projeto com os presépios “era um sonho”. “Eu sempre gostei muito do presépio e sempre quis envolver mais pessoas para que possam montar e conhecer os presépios. Sendo nossa cidade uma cidade de turismo religioso, procurei o secretário de Turismo que prontamente abraçou a causa”, disse.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, o projeto Caminho dos Presépios vai colaborar para que a comunidade e os turistas “conheçam ainda mais a forte religiosidade que Nova Trento tem”. Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, cerca de 90% da população de Nova Trento são católicos.

“Somos conhecidos como a capital catarinense do turismo religioso, isso porque nossa região tem uma forte presença católica, temos dois santuários, o de madre Paulina e o de Nossa Senhora do Bom Socorro, pelas ruas, as pessoas encontram várias capelas e oratórios. Então, quando dona Neide e as famílias nos procuraram para pedir apoio ao projeto, não tinha como dizer não”, declarou.

Para Bonecher, é importante manter a tradição religiosa na cidade. “Para a gente que mora aqui e desenvolve essas ações, é emocionante ainda conseguirmos manter esta cultura. Em cidades maiores, percebemos que o espírito de Natal não é aquilo que tem que ser, é muito voltado para o comércio – que é necessário economicamente falando, mas não é o essencial. Aqui, ainda mantemos esses laços, a espiritualidade, o centro no nascimento de Jesus”, afirmou.

Este ano, disse Neide Cadorin, Caminho dos Presépios acontece como “um projeto piloto, de pequeno porte”, mas a ideia e dar continuidade nos anos seguintes. As 18 casas que abrirão suas portas para a visitação aos presépios ficam na rua João Bayer Sobrinho e suas transversais. As visitas serão às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, das 19h às 22h.

Confira também: