O papa Francisco viajará à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul de 31 de janeiro a 5 de fevereiro, informou a Santa Sé hoje (1º). Será a 40ª viagem apostólica do papa.

Francisco partirá de Roma na terça-feira, 31 de janeiro, com destino a Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.

No dia 3 de fevereiro, ele viajará para o Sudão do Sul, onde ficará até domingo, 5 de fevereiro.

Esta viagem apostólica internacional estava prevista de 2 a 7 de julho, mas o papa teve de adiá-la por motivos de saúde.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou em 10 de junho que "aceitando o pedido dos médicos e para não comprometer os resultados das terapias no joelho ainda em andamento, o Santo Padre, com pesar, é obrigado a adiar a Viagem Apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul”.

República Democrática do Congo

O lema desta visita papal é "Todos reconciliados em Jesus Cristo".

O logotipo da visita representa o papa Francisco sorridente que abençoa e que está rodeado de vários elementos da biodiversidade da República Democrática do Congo, como a montanha, a água, a árvore e o okapi (Okapia johnstoni), um mamífero do Congo aparentado com a girafa.

Sudão do Sul

O lema desta viagem tão desejada pelo papa Francisco continua a ser “Rezo para que todos sejam um”, frase retirada da “Oração sacerdotal de Jesus” do Evangelho de São João.

O logotipo da viagem contém a pomba com um ramo de oliveira como símbolo de paz, o mapa do Sudão do Sul nas cores da bandeira, uma cruz e duas mãos que se apertam em sinal de reconciliação entre as tribos que compõe a nação.

A cruz em tons marrons representa a herança cristã do país e a história de sofrimento de seu povo. Ao lado desta cruz está a inscrição "Papa Francisco no Sudão do Sul" e a data da viagem apostólica.

Confira também: