“Hoje celebramos a festa de santo André, irmão de Pedro. Que ele nos ensine a buscar o Messias em todos os momentos de nossas vidas”, disse o papa Francisco no final da audiência geral de hoje (30).

O papa lembrou que santo André é o padroeiro da Igreja que está em Constantinopla, “para onde foi, como já é tradição, uma delegação da Santa Sé”.

"Gostaria de expressar meu afeto especial ao meu querido irmão patriarca Bartolomeu I e a toda a Igreja de Constantinopla", disse o papa.

Por fim, pediu que “a intercessão dos santos irmãos apóstolos Pedro e André permita logo à Igreja de gozar plenamente da sua unidade e conceda paz ao mundo inteiro, especialmente neste momento à querida e martirizada Ucrânia, sempre no nosso coração e nas nossas orações”, concluiu o papa Francisco.

Francisco referiu-se à delegação da Santa Sé que tradicionalmente visita o patriarcado ecumênico de Constantinopla todos os anos por ocasião da festa de santo André.

Esta visita aconteceu no âmbito da tradicional troca de delegações para as respectivas festas dos santos padroeiros, a 29 de junho em Roma para a celebração dos santos Pedro e Paulo e a 30 de novembro em Istambul.

O cardeal Leonardo Sandri, prefeito emérito do Dicastério para as Igrejas Orientais, liderou a delegação da Santa Sé para a festa do patriarcado ecumênico.

Segundo informou a Santa Sé, o cardeal foi acompanhado por monsenhor Andrea Palmieri, subsecretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e junto à delegação em Istambul estava o núncio apostólico na Turquia, dom Marek Solczyński.

A Delegação da Santa Sé participou da solene divina liturgia celebrada pelo patriarca ecumênico, Bartolomeu I, na Igreja Patriarcal de São Jorge al Fanar e teve um encontro com o patriarca e conversas com a Comissão Sinodal encarregada das relações com a Igreja Católica.

Sandri entregou uma mensagem do papa Francisco ao patriarca ecumênico, que a leu publicamente no final da divina liturgia.

Confira também: