“Quando falamos do inimigo, falamos do diabo, pois o demônio existe, está presente”, disse o papa Francisco na audiência geral de hoje (30) aos fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano.

Francisco falou sobre qual é o "estilo" do demônio, que "consiste em apresentar-se de maneira sorrateira e disfarçada: começa a partir daquilo que nos é mais querido e depois, pouco a pouco, atrai-nos a si”.

“O mal entra secretamente, sem que a pessoa se aperceba. E, com o passar do tempo, a suavidade torna-se dureza: aquele pensamento revela-se pelo que realmente é”, disse o papa.

Para não cair nas tentações do demônio, Francisco disse que o exame de consciência é fundamental para “reler a experiência” e “a aprender com as experiências, com o que nos acontece, para não continuar a repetir os mesmos erros".

“Quanto mais nos conhecemos, mais sentimos por onde entra o espírito maligno, as suas “passwords”, as portas de entrada do nosso coração, que são os pontos onde somos mais sensíveis, de modo a prestar-lhes atenção no futuro”, disse.

“Não estamos sozinhos”, lembrou o papa, porque “o Espírito Santo está conosco” para reconhecer o “sinal de que a graça de Deus age em nós, ajudando-nos a crescer em liberdade e consciência”.

Para ele, “a consolação autêntica é uma espécie de confirmação de que estamos a cumprir o que Deus quer de nós, que percorremos os seus caminhos, ou seja, as veredas da vida, da alegria, da paz”.

O discernimento, continuou ele, "não é simplesmente sobre o bem, nem sobre o máximo bem possível, mas sobre o que é um bem para mim aqui e agora: é nisto que sou chamado a crescer, colocando limites a outras propostas, atraentes, mas irreais, para não ser enganado na busca do verdadeiro bem”.

“Irmãos e irmãs, é preciso entender, ir em frente na compreensão do que acontece no meu coração. E por isso é necessário o exame de consciência, para ver o que aconteceu hoje.... Aprender a ler no livro do nosso coração o que aconteceu durante o dia. Fazei isto, apenas dois minutos, far-vos-á bem, vo-lo garanto”, concluiu o papa em sua catequese.

Festa de santo André

O papa recordou que hoje (30) é a festa do apóstolo santo André, irmão de são Pedro e padroeiro do patriarcado de Constantinopla, por isso, como é tradição, uma delegação da Santa Sé está neste momento em Istambul para felicitar o patriarca da Igreja Ortodoxa, Bartolomeu.

Circo do Quênia

Antes de terminar a audiência geral, os fiéis na praça de São Pedro assistiram a um breve espetáculo do circo queniano Black Blues Brothers representado por jovens africanos vestidos com elegantes ternos escuros.

O papa cumprimentou cada um, agradeceu as acrobacias feitas e os artistas tiraram uma foto de grupo com ele.

Confira também: