O governo chinês declarou que não foi informado da instalação de um bispo auxiliar em uma diocese não reconhecida pela Santa Sé.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse durante uma entrevista coletiva que não foi informado sobre a nomeação de um bispo auxiliar ocorrida em 24 de novembro na província de Jiangxi.

"Nos últimos anos, a China e o Vaticano mantiveram um compromisso e chegaram a uma série de importantes acordos comuns", disse Zhao Lijian. "A melhora sustentada dos vínculos entre a China e o Vaticano também contribuiu para o desenvolvimento harmonioso do catolicismo na China".

Por fim, o porta-voz expressou a disposição de sua nação de trabalhar com a Santa Sé para um maior entendimento conjunto e para manter o espírito do acordo provisório.

A Santa Sé emitiu um comunicado no sábado (26) dizendo que “tal evento, de fato, não ocorreu de acordo com o espírito de diálogo existente entre a parte vaticana e a parte chinesa" e que a instalação do bispo vai contra o “estipulado no Acordo Provisório sobre a Nomeação de Bispos, em 22 de setembro de 2018”.

Em 2018, a Santa Sé e a República Popular da China assinaram um acordo provisório no qual a Santa Sé reconhece os bispos nomeados pelas autoridades comunistas.

O acordo foi renovado pela segunda vez em outubro deste ano e estará vigente até 2024.

Confira também: