O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que não concorda em proibir presépios em espaços públicos, uma medida que pode ser aprovada pela Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN).

“Não sou a favor disso, acho que não tem base legal nem tem a ver com as nossas tradições, com os nossos costumes; além disso, acho que é contrário à liberdade religiosa”, disse López Obrador em entrevista coletiva que deu ontem (28).

López Obrador questionou então o ministro da Suprema Corte, Juan Luis González Alcántara Carrancá, autor do projeto de sentença que poderia proibir os presépios.

“Por que você votou para proteger os fraudadores de impostos e agora quer proibir algo que tem a ver com liberdade religiosa, liberdade de crença?”, disse o presidente do México. "É preciso ver como está o projeto, mas acho que não deveriam se meter nisso, esse é o meu ponto de vista".

O projeto de sentença do ministro González Alcántara Carrancá responde a uma ação movida pela ONG Kanan Direitos Humanos.

Se o projeto de sentença for aprovado, afetaria inicialmente três municípios do estado mexicano de Yucatán, mas abriria um precedente para proibir a instalação de símbolos religiosos em espaços públicos de todo o país, o que incluiria imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e de são Judas Tadeu.

O projeto de sentença deveria ser discutido e votado no dia 9 de novembro, mas foi adiado.

Mais de 60 mil pessoas assinaram um abaixo-assinado na plataforma Actívate na qual se pede à Suprema Corte que não proíba os presépios em espaços públicos no México, e pede a defesa da liberdade religiosa.

Para participar do abaixo-assinado, clique AQUI.

Confira também: