O papa Francisco recebeu em audiência hoje (28) no Vaticano os membros do Colégio Pio Latino Americano, a quem pediu que não sejam viciados nos celulares e não se esqueçam de "voltar a Ele, todas as noites, depois de um longo dia de lutas e cansaço".

No discurso, o papa Francisco propôs como exemplo a imagem de santo André, um dos primeiros discípulos de Jesus, cuja festa é celebrada em 30 de novembro.

A partir do seu exemplo, pediu aos presentes que renovem todos os dias “o encontro com o Senhor, partilhar a sua Palavra, ficar em silêncio diante d’Ele para ver o que nos diz, o que faz, como se sente, como se cala , como ama".

“Deixemos que seja 'Verbo' em nossas vidas e, se me permitem a imagem, deixemos que seja ‘conjugado' em nós e através de nós”, disse o papa.

“Que Jesus tenha voz ativa em cada uma de nossas decisões! Somos seus ministros, pertencemos a Ele e Ele nos chamou para 'estar com ele'. Isso é o que significa ser seus discípulos”, disse Francisco.

Discípulos e missionários

Ele também disse que santo André se tornou o primeiro "missionário" e convidou os presentes a seguir seu exemplo.

“Também nos esperam os nossos irmãos e irmãs, especialmente os que ainda não experimentaram o amor e a misericórdia do Senhor, para que anunciemos a eles a Boa Nova de Jesus e os conduzamos a Ele”, disse o papa.

“Sair, mover-se, levar a alegria do Evangelho, isto é, ser missionários", disse.

O papa falou dos verbos “estar” e “sair” e disse que “este é o sentido da nossa vida”.

“É um caminho de ida e volta”, continuou o papa, “que tem Jesus como ponto de partida e chegada”.

Francisco pediu aos presentes "que não esqueçam que estar com Jesus e sair para anunciá-lo é também estar com os pobres, com os migrantes, com os doentes, com os presos, com os menores e esquecidos da sociedade, para partilhar com eles a vida e anunciar a eles o amor incondicional de Deus”.

"Não sejam viciados em celulares"

O papa Francisco pediu aos presentes que não se esqueçam "de voltar a Ele todas as noites, depois de um longo dia de lutas e cansaço, mas atenção, para Ele, não para a tela do celular, para descansar um pouco em sua presença e contar-lhe tudo o que viveram”.

Francisco disse que fica muito triste “quando vejo um sacerdote bom, trabalhador que se cansa e se esquece de ir ao sacrário, e vai dormir porque está cansado. Ele tem razão, tem que dormir, mas primeiro saúda”, disse o papa.

“Não sejam mal educados … Ou quantas vezes buscam refúgio na tela do celular? A tela do celular nos enche de coisas”, continuou o papa.

"Por favor, não sejam viciados nesse mundo de fuga. Não se viciem. Existem vários passos que vão tirando a força. Sejam viciados no encontro com Jesus. Ele sabe do que precisamos e tem uma palavra a nos dizer em todas as ocasiões”, pediu o papa.

A “praga” do clericalismo

Por fim, o papa exortou os padres latino-americanos a “nunca negociar a pastoral”.

“Não caiam no clericalismo, que é uma das piores perversões. Prestem atenção! O clericalismo é uma forma de mundanidade espiritual", disse.

Mais em

“O clericalismo”, continuou o papa, “é deformador, é corrupto, e leva a uma corrupção, a uma corrupção engomada, de nariz empinado, que separa do povo e faz você esquecer o povo de onde veio".

O papa Francisco disse que tornar-se “mais requintado” significa cair na “praga do clericalismo” e afastar-se do povo de Deus.

Por fim, pediu a Nossa Senhora de Guadalupe “que nos ajude no caminho do discipulado-apostolado que vai nos configurando com seu Filho, para nos acompanhar neste itinerário vital de ida e volta” que parte de Jesus e vai aos irmãos, voltando com os irmãos ao encontro de Jesus.

Pontifício Colégio Pio Latino Americano

O Pontifício Colégio Pio Latino Americano foi fundado pelo padre chileno José Ignacio Víctor Eyzaguirre, em 21 de novembro de 1858.

É uma casa de formação para padres estudantes de todas as dioceses da América Latina que desejam fazer estudos especializados em Roma.

Confira também: