O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar, disse que jovens de todo o mundo que estão se inscrevendo para a Jornada Mundial da Juventude têm o desejo de visitar o santuário de Fátima, Portugal, única instituição com experiência em lidar com multidões no país e, por isso, de grande importância para o encontro intencional do próximo ano.

“Jovens do mundo inteiro têm nas suas intenções experienciar Fátima”, disse durante a Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral do santuário de Fátima, no sábado (26). Para dom Aguiar, “o santuário de Fátima será ponto central de interesse dos jovens que vêm à Jornada Mundial da Juventude”.

“O desafio que temos todos pela frente é o esforço suplementar de nos organizarmos antecipadamente para que os grandes fluxos de jovens que acorrem a Fátima possam ser acolhidos”, afirmou. Por isso, o bispo pediu ao santuário “entrega e dedicação” antes e depois da JMJ, que acontecerá de 1º a 6 de agosto de 2023.

Dom Aguiar destacou a importância do santuário para a JMJ, porque é “a única instituição que tem experiência em lidar com grandes multidões” em Portugal. Segundo ele, esse conhecimento será válido para a JMJ Lisboa 2023.

O bispo auxiliar de Lisboa falou ainda sobre a possível visita do papa Francisco ao santuário mariano. “O papa virá a Portugal com um desejo profundo no coração de vir rezar a Fátima”, disse.

Ainda não há nenhuma confirmação sobre uma visita do papa Francisco ao santuário de Fátima durante a JMJ de 2023.

Francisco já esteve na Cova da Iria em maio de 2017, por ocasião do centenários das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Na época, o papa canonizou os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

Em setembro deste ano, o papa Francisco brincou sobre sua participação na JMJ Lisboa 2023. “Eu penso ir. Vai Francisco ou João XXIV. Mas o papa vai”, disse em entrevista à TVI/CNN Portugal.

Confira também: