O doutor José María Villalón, chefe dos Serviços Médicos do Atlético de Madrid, um dos principais times de futebol da Europa, agora tem o papa Francisco como um de seus pacientes.

"Tanto da Conferência Episcopal como da Nunciatura do Vaticano na Espanha, pediram a um grupo de especialistas se poderíamos ajudar o papa, devido à situação que ele está passando", disse o especialista em traumatologia e medicina esportiva e pai de 12 filhos ao programa Tiempo de juego da rede espanhola de comunicação COPE.

“Nós o vemos em uma cadeira de rodas e vamos ver se podemos ajudá-lo a melhorar sua mobilidade e frear seu processo artrítico”, disse o médico que também se destaca por sua firme defesa da vida.

Há algum tempo, o papa Francisco sofre de artrose no joelho direito, que o obriga a andar de bengala ou em cadeira de rodas.

O problema, disse o médico do Atlético de Madrid, afeta outras partes do corpo.

Villalón disse que a doença do papa Francisco “é um processo artrítico que afeta várias articulações: às vezes começa por uma articulação com artrose e outras articulações se deterioram porque ficam sobrecarregadas. E estamos tentando impedir que isso avance e que as coisas melhorem”.

A artrose é uma doença caracterizada pela destruição da cartilagem hialina que reveste os ossos, que funciona como um amortecedor em seus movimentos.

Como é o papa Francisco como paciente?

Villalón disse que o papa Francisco é “um paciente muito legal e muito teimoso no sentido de que há propostas cirúrgicas que ele não quer. Temos que oferecer tratamentos mais conservadores para ele concordar”. Segundo o médico, o papa não quer cirurgias ou próteses para melhorar seu problema de saúde.

O médico do Atlético de Madrid confessou que ficou nervoso no primeiro contato com Francisco, porque “é uma responsabilidade de uma figura mundial que tem de estar em forma. Temos a desvantagem de ele não ser um paciente normal por causa de sua grande atividade”.

“Possivelmente o papa terá mais dificuldade por causa de sua agenda tão complicada, mas estou otimista, o papa pode ser ajudado, ele nos ajuda em todas as outras coisas, mas pelo menos vamos poder assessorar os médicos que estão no dia a dia com ele", acrescentou.

No diálogo, o papa lhe disse que crismou Ángel Correa, atacante argentino do Atlético de Madrid, que também faz parte da seleção que disputa a Copa do Mundo do Qatar 2022.

“Tem muito carinho por ele. O papa é torcedor do San Lorenzo e, sendo o capelão do time, o crismou, então eles têm um afeto mútuo”, disse.

Sobre a forma de ser do papa Francisco, o médico do Atlético de Madrid falou da “grande personalidade. Ele está muito bem, muito lúcido psicologicamente, é um homem muito simpático, afável, simpático e gosta de futebol”.

“Espero ter que voltar porque a primeira visita foi um primeiro contato”, concluiu.

Confira também: