O papa Francisco nomeou a professora italiana Antonella Sciarrone Alibrandi como subsecretária do novo Dicastério para a Cultura e a Educação, informou hoje (25) a sala de imprensa da Santa Sé.

A nova subsecretária era até o momento a pró-reitora vicária da Universidade Católica do Sacro Cuore de Milão, Itália.

O Dicastério para a Cultura e Educação foi criado a partir da entrada em vigor da Constituição Apostólica Praedicate evangelium, em 5 de junho, e assumiu as atribuições da Congregação para a Educação Católica e do Pontifício Conselho para a Cultura.

O prefeito da então Congregação para a Educação Católica era o cardeal Giuseppe Versaldi, de 79 anos, e o presidente do então Pontifício Conselho para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, de 80 anos

Em 26 de setembro, o papa Francisco nomeou o cardeal José Tolentino de Mendonça como prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, até então arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana.

Na mesma data, o papa Francisco nomeou como secretário do dicastério monsenhor Giovanni Cesare Pagazzi, até então professor do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, em Roma.

No organograma do novo dicastério, o cargo da nova subsecretária fica abaixo do cardeal e do sacerdote.

Dom Paul Tighe dirige a seção de cultura e monsenhor Melchor Sánchez de Toca é o subsecretário dessa seção.

O resto do organograma do dicastério com a reorganização de todo o pessoal ainda não foi publicado pela Santa Sé.

Breves dados biográficos

Antonella Sciarrone Alibrandi nasceu em Milão em 2 de maio de 1965

Foi professora de Direito Econômico na Faculdade de Ciências Bancárias, Financeiras e de Seguros da Universidade Católica do Sacro Cuore de Milão. É presidente da Associação de Professores de Direito Econômico e membro de diversas associações.

Entre elas, a Santa Sé citou a Associação Europeia para o Direito Bancário e Financeiro, o Academic Board do European Banking Institute e o Expert Group on Regulatory Obstacles to Financial Innovation.

Confira também: