O jogador espanhol Aymeric Laporte dedicou a vitória da Espanha sobre a Costa Rica ontem (23) na Copa do Mundo 2022 no Qatar, a Jordi Sabaté, um espanhol com esclerose lateral amiotrófica (ELA) conhecido por lutar contra a eutanásia.

A Espanha derrotou a Costa Rica por 7 a 0 no quarto dia da Copa do Mundo. É a maior goleada dada pela seleção espanhola em um mundial.

Dois dias antes, Jordi Sabaté, de 38 anos, enviou uma mensagem de vídeo aos jogadores e comissão técnica da seleção espanhola através das suas redes sociais, pedindo-lhes “que lutem na Copa do Mundo tanto quanto eu fiz todos estes anos para continuar vivo. Isso me faria estratosfericamente feliz”.

“Na Copa do Mundo anterior do ano de 2018, pensei que não veria esta Copa no Qatar, pois provavelmente estaria morto”, disse Sabaté.

 

“Tenho ELA há oito anos e, pelas estatísticas, já deveria estar morto, mas ainda estou aqui”, acrescentou.

Jordi disse aos jogadores e à comissão técnica da Espanha que “vocês não podem nem imaginar a imensa alegria de estar vivo e poder ver esta Copa do Mundo, e poder torcer pela seleção que carrego no coração, a seleção espanhola, ou seja, vocês”.

“Confio plenamente em cada um de vocês e sei que vão dar a pele a cada jogo e que vão lutar até o fim”, disse.

Em seu vídeo de resposta, Aymeric Laporte disse a Jordi que “tive você em mente durante todo o jogo. Antes, depois do jogo também”.

“Esta vitória vai para você. Eu pelo menos a dedico a você. Você é um exemplo para muita gente”, disse o jogador.

 

Laporte disse que a doença de Sabaté “não é uma situação fácil”, e transmitiu-lhe “todo o nosso apoio, todo o meu carinho e toda a minha força para seguir em frente”.

O que é a esclerose lateral amiotrófica (ELA)?

Segundo o MedlinePlus, um serviço de informação da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a ELA "é uma doença dos neurônios no cérebro, tronco cerebral e medula espinhal que controlam o movimento dos músculos voluntários".

“Um em cada 10 casos de ELA é devido a um defeito genético. A causa é desconhecida na maioria dos casos”, acrescenta MedlinePlus.

Os neurônios motores, diz o serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, “desgastam-se ou morrem e não podem mais enviar mensagens aos músculos”, de modo que progressivamente a pessoa não consegue mover o corpo.

Mais em

“A condição piora lentamente. Quando os músculos da zona torácica param de funcionar, torna-se difícil ou impossível respirar", diz MedlinaPlus, observando que "ELA afeta aproximadamente 5 em 100 mil pessoas em todo o mundo".

Jordi Sabaté e sua luta para continuar vivo

Jordi tem sido um corajoso defensor dos doentes de ELA que não querem ser empurrados à eutanásia.

Em março deste ano, o Congresso aprovou a chamada “Lei ELA”, que permitiria que as pessoas que sofrem dessa doença tivessem acesso a uma vida digna e recebessem apoio do Estado para cobrir as despesas de sobrevivência.

Atualmente Jordi Sabaté paga, graças à ajuda de familiares, mais de seis mil euros por mês para manter a ajuda que recebe em casa por 24 horas.

No entanto, o Governo da Espanha, cujo presidente é Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), não permitiu que a lei entrasse em vigor.

Enquanto isso, os pacientes com ELA podem recorrer à lei da eutanásia, que está em vigor na Espanha desde 2021.

Jordi tem sido um claro opositor à eutanásia, e tem defendido que “a grande maioria dos doentes quer viver, mas por falta de recursos e de esperança são obrigados a morrer”.

Em 25 de junho de 2022, a plataforma pró-vida espanhola HazteOír premiou Jordi Sabaté por sua corajosa defesa da vida, sua luta contra a eutanásia "e seu trabalho incansável para melhorar a situação das pessoas que sofrem de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)".

Confira também: