1) Santa Cecília

Santa Cecília foi uma mártir cristã que sofreu por causa de sua fé no início do século III.

Apesar de Cecília querer consagrar sua virgindade a Deus, seu pai a ofereceu em casamento a um pagão. No dia do casamento, enquanto os músicos tocavam na festa, ela preferiu louvar a Deus com canções que lhe vinham do coração.

Por isso, todo dia 22 de novembro, dia de seu martírio, o mundo inteiro comemora o dia do músico.

2) São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino, além de ser padre da Igreja e um dos maiores teólogos da história do cristianismo, foi também o autor de cinco hinos eucarísticos amplamente utilizados nas atividades litúrgicas católicas.

Entre eles, destaca-se o Pange Lingua, hino eucarístico composto especialmente para a festa de Corpus Christi.

Atualmente, as duas últimas estrofes do cântico Tantum Ergo são cantadas durante a reserva eucarística da Quinta-feira Santa.

3) Rei Davi

Davi, "o doce cantor de hinos de Israel" (2 Samuel 23,1), é um dos maiores músicos do Antigo Testamento.

Na Bíblia é dito que o rei Saul contava com Davi para tocar sua cítara sempre que se sentia atormentado por um espírito maligno.

4) Jubal

Este personagem bíblico é mencionado no Antigo Testamento como um dos descendentes de Caim.

O livro de Gênesis o descreve como o ancestral daqueles que tocam lira e flauta (Gn 4, 21)

5) Santo Afonso Maria de Ligório

O doutor da Igreja, conhecido por obras como “As Glórias de Maria” e “Tratado de Teologia Moral”, foi também um músico virtuoso desde pequeno.

Ele praticava cravo três horas por dia e tornou-se especialista neste instrumento aos 13 anos.

6) Beato Carlo Acutis

O beato Carlo Acutis, além de seu conhecido amor pela programação e pelos videogames, também cultivou o amor pela música, especialmente ao saxofone que aprendeu a tocar sozinho.

7) Santa Maria Crescencia

Mais em

Maria Crescencia Hoss era uma franciscana alemã com uma voz tão prodigiosa que até os protestantes assistiam à missa só para ouvi-la cantar.

“Deus deu a ela uma bela voz. Quando menina cantava como solista no coro, não para brilhar para si mesma, mas para cantar e tocar para Cristo Rei”, disse são João Paulo II durante a homilia na missa de canonização de Maria Crescencia Hoss.