As catequistas Paula Virgínia Almeida e Lázara Barbosa moram em São Roque de Minas, uma cidade de cerca de 7 mil habitantes na Serra na Canastra, Minas Gerais. No início de novembro, viram uma matéria da ACI Digital sobre o Rosário Mundial das Mulheres, que acontecerá em 8 de dezembro em mais de 25 países. Logo decidiram promover a iniciativa na cidade e, hoje, mais de 200 mulheres já estão confirmadas para o momento de oração.

Paula Almeida contou à ACI Digital que o pároco da paróquia de São Roque, padre Carlos Alexandre Ferreira Chaves, enviou uma mensagem para ela com o link de uma matéria da ACI sobre a participação da cidade de Santa Maria (RS) no Rosário Mundial das Mulheres. “Na hora que eu li, logo falei: vamos fazer aqui”, disse.

Ela, então, convidou a amiga Lázara Barbosa. Juntas, começaram “a mobilizar algumas pessoas”. “Decidimos fazer uma camiseta também. Criamos um grupo que foi crescendo, crescendo, crescendo. Já estamos com quase 200 pedidos de camiseta e mais de 200 mulheres no grupo”, disse.

Almeida recordou que uma experiência pessoal dias antes também a levou a decidir fazer o Rosário das Mulheres na cidade mineira. “Eu tenho uma afeição muito forte por Nossa Senhora e, há alguns dias, passei por uma situação assustadora. Em 3 de novembro, eu estava com minha filha Olívia (Almeida), de 1 ano e meio, voltando de uma cidade aqui perto e sofri um acidente, cheguei a capotar meu carro. Mas, graças a Deus, não aconteceu nada com ela nem comigo. Na hora do acidente, eu estava escutando um CD do terço”, contou.

“Quando vi a matéria e, como tinha acabado de passar por isso, disse: ‘é um sinal, vou fazer aqui, porque preciso agradecer a Nossa Senhora’”, afirmou.

Para a catequista, a iniciativa teve grande adesão na cidade em pouco tempo por causa da devoção a Nossa Senhora. “Vejo que aqui é uma cidade de muita fé, as mulheres têm muita fé e são muito unidas para esse tipo de iniciativas. Na verdade, o povo é um povo de muita fé”, afirmou.

O Rosário Mundial das Mulheres acontecerá no dia 8 de dezembro, a partir das 18h. As mulheres de São Roque de Minas vão sair em procissão da igreja do Rosário até a praça da igreja matriz. “Vamos com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Terá um coral de mulheres cantando no caminho. Na praça, rezaremos o terço e, ao final, terá a missa solene da Imaculada Conceição”, contou Paula Almeida.

Segundo ela, para a oração do terço será confeccionado um terço com velas de led e cordões luminosos na escadaria da igreja. “Conforme formos rezando cada mistério, vamos acendendo as velas”, disse.

Paula Almeida contou que a mobilização para o Rosário Mundial das Mulheres foi tão positiva na cidade que já estão pensando em dar continuidade à oração. “Já estão querendo organizar o terço das mulheres aqui, porque na cidade tem o terço dos homens. Agora, com esse movimento todo, as mulheres começaram a se animar e eu fiquei muito feliz”, concluiu.

Confira também: