Após anos de convivência pacífica de cristãos e muçulmanos em Beit Sahur, perto de Belém na Terra Santa, na terça-feira à noite houve um estouro de violência massiva entre ambos grupos, informou a agência católica “AsiaNews”.

O inesperado detonante de toda uma noite de encontros, que deixou apenas feridos leves, foi a iniciativa de um jovem muçulmano que tirou fotografias com um telefone celular,  de uma jovem cristã que comprava roupa no armazém.

A jovem encrespou sobre rapaz muçulmano, que foi detido e agredido pelos irmãos da ofendida quando este tentava escapar.

Finalmente, o jovem pôde refugiar-se em uma mesquita, de onde ligou para familiares e amigos, enquanto muçulmanos e cristãos, alertados por seus pares, começaram a concentrar-se nos arredores da mesquita até que a violência arrebentou.

Desde a tarde e durante a noite, uns e outros se enfrentaram com pedaços de pau, pedras e barras de ferro em meio a uma confusão geral.

A  batalha só terminou quando a polícia palestina trouxe reforços de cidades vizinhas e impôs um toque de recolher.

Segundo os analistas, a batalha foi a confirmação de um  crescente clima de tensão entre ambas comunidades produto do crescimento do fundamentalismo islâmico e da campanha de violência contra Israel (Intifada), que forçou milhares de cristãos a abandonar a região.