“Os mosteiros contemplativos, com o silêncio orante e no sacrifício escondido, amparam maternalmente a vida da Igreja”, escreveu o papa Francisco num tuíte hoje (21), dia em que a celebra o Dia Mundial Pro Orantibus.

 

O papa Pio XII instituiu em 1953 que a Igreja Católica dedique todo dia 21 de novembro à oração de agradecimento pela vocação contemplativa.

Inicialmente, este Dia Pro Orantibus foi promovido pela Sagrada Congregação para os Religiosos, atualmente Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Segundo descreveu o L'Osservatore Romano, em 12 de janeiro de 1953, nasceu a Secretaria para a “Assistência às Freiras e Religiosas Doentes” (Sam) com o objetivo de “divulgar os valores espirituais da vida contemplativa, divulgar seus aspectos essenciais, apoiar os mosteiros em suas necessidades diárias e contribuir para as despesas médicas das freiras”.

Até hoje, esta Secretaria de Assistência existe e depende do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Em 29 de junho de 2016, o papa Francisco assinou a Constituição Apostólica Vultum dei quaerere sobre a vida contemplativa feminina, na qual também fala sobre a importância dessa vocação para a missão da Igreja no mundo

Confira também: