O Padre Melaku Tafesse Amente afirmou que "a herança cristã da Etiópia é ameaçada pelos muçulmanos que estenderam massivamente sua influência na cultura e a economia do país".

Em uma recente mensagem enviada à sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre, o sacerdote comboniano explicou que os movimentos muçulmanos do Oriente Médio enviam dinheiro à Etiópia para resolver a expansão islâmica que obtiver o controle das partes fundamentais da vida pública como hospitais, escolas e supermercados.

"Logo os muçulmanos serão superiores", advertiu o presbítero. "Os muçulmanos têm agora um enorme poder econômico. Dizem que você deve se converter ao Islã se quiser abrir um negócio. Então os negócios não serão fontes de renda, mas uma forma de recrutar gente para o Islã", precisou

"Até agora –prosseguiu o sacerdote– se percebe grande tolerância por parte dos muçulmanos para os cristãos. Entretanto, em alguns poucos anos, tudo poderia se transformar em um situação muito violenta".

Do mesmo modo, fez um chamado aos cristãos no país para que ajudem à Igreja na Etiópia a responder à crise. "A prioridade é unir esforços para anunciar o Evangelho", particularizou. Também destacou o papel dos leigos para esta missão dada a escassa quantidade de sacerdotes no país africano.