O patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Mar Awa III, rezou pela paz no mundo e fez um apelo ao amor fraterno e à solidariedade.

Mar Awa III, assumiu o cargo de católicos-patriarca da Igreja Assíria do Oriente em 13 de setembro, quando foi entronizado na catedral de São João Batista em Erbil, no Iraque, na região autônoma do Curdistão.

Antes do encontro com o papa Francisco no Vaticano, o patriarca da Igreja Assíria do Oriente rezou a tradicional oração pela paz na Basílica de Santa Maria in Trastevere, em Roma, ocasião que contou com a participação de líderes eclesiais e centenas de fiéis.

O presidente da Comunidade de Sant'Egidio, Marco Impagliazzo, disse que “a sede deste patriarcado volta dos Estados Unidos para o Iraque” e falou sobre “a decisão significativa e corajosa de retornar a esses lugares”.

“Da diáspora americana ao Iraque, onde estão suas raízes”, disse Impagliazzo na sexta-feira (18) no início desta importante oração pela paz.

O presidente da Comunidade de Sant'Egidio disse que são "herdeiros de uma das igrejas mais missionárias do primeiro milênio, que sempre conviveram com culturas e religiões diversas", bem como com "grande tradição monástica e bagagem literária”.

No entanto, Impagliazzo reconheceu que "essa tradição foi muito provada pela instabilidade política e pela guerra na Síria".

Lamentando esses conflitos, o presidente da Comunidade de Sant'Egidio também disse que "nos últimos anos se formou uma relação fraterna para apoiar aqueles que foram afetados pelo ISIS desde 2015" e lembrou que na Basílica de Santa Maria in Trastevere " há anos se reza pela paz no Iraque, pela paz na Síria e pela unidade dos cristãos”.

Encontro com o papa

No dia seguinte, o patriarca da Igreja Assíria do Oriente, Mar Awa III, encontrou-se com o papa Francisco no Vaticano que durante seu discurso voltou a propor publicamente que os cristãos celebrassem a Páscoa no mesmo dia.

Confira também: