O bispo emérito de Cachoeira do Sul (RS), dom frei Irineu Sílvio Wilges, morreu ontem (17), aos 86 anos. A informação foi dada pela Província Franciscana de São Francisco no Brasil, em Porto Alegre (RS), onde ele morava desde que se tornou emérito. A causa da morte não foi divulgada.

“Que com a Irmã morte, dom frei Irineu Sílvio Wilges, OFM, descanse nos braços e na Luz de Deus”, diz comunicado da província, assinado pelo secretário provincial, frei João Carlos Karling.

O corpo de dom frei Irineu Wilges será velado hoje (18), a partir das 13h30, na catedral Imaculada Conceição, em Cachoeira do Sul. Segundo a diocese, às 14h será celebrada a primeira missa de exéquias. Às 18h30 o bispo de Cachoeira do Sul, dom Edson Batista de Melo, celebrará missa exequial, seguida do sepultamento na catedral.

Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifestou pesar pela morte do bispo emérito de Cachoeira do Sul, que “dedicou quase 12 anos ao episcopado brasileiro, conduzindo esta diocese”. “Nesse momento de dor olhemos para o Cristo ressuscitado e elevemos nossa gratidão aos céus em agradecimento à presença missionária de dom Irineu”, que “sempre se dedicou com muito fervor ao pastoreio de seu rebanho”, afirmou a CNBB.

Dom frei Irineu Sílvio Wilges nasceu em 3 de outubro de 1936, em Santa Cruz do Sul (RS). Ingressou na Ordem dos Frades Menores e fez seu noviciado, em 1956, em Daltro Filho, na época pertencente a Garibaldi (RS). Estudou Filosofia no mesmo convento, em 1957 e 1958. Estudou Teologia, de 1959 a 1962, no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG). Obteve doutorado em Teologia Dogmática, no Pontifício Atheneu Antonianum, em Roma, itália.

Fez sua profissão solene na ordem franciscana em 2 de fevereiro de 1960 e foi ordenado sacerdote em 15 de julho de 1962, em Divinópolis. Atuou como vigário paroquial em várias paróquias, foi professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), vice-provincial, ministro provincial, além de outros funções. Em maio de 1985, foi eleito definidor geral dos franciscanos, com residência na cúria geral, em Roma, cargo que ocupou até 1991.

Foi nomeado bispo de Cachoeira do Sul pela papa João Paulo II em 2000. Esteve à frente da diocese até novembro de 2011, quando teve seu pedido de renúncia por idade aceito por Bento XVI. Tornou-se, então, bispo emérito, com residência na fraternidade Monte Alverne, em Porto Alegre.

Confira também: