A vencedora do Grammy Latino de Melhor Artista Revelação Ángela Álvarez, de 95 anos, dedicou o prêmio "a Deus e ao meu amado país, Cuba", em um discurso cheio de emoção. Suas canções eram desconhecidas até que um neto as encontrou e divulgou.

Ángela Álvarez nasceu em Cuba, neta de um espanhol de Santander que passou um tempo na ilha, mas ficou por amor. Ela tem uma paixão pela música desde criança, mas seu pai não permitiu que ela tocasse em público.

Casada e com três filhos, viu-se obrigada a deixar sua amada pátria após o a revolução comunista de Fidel Castro.

As dificuldades da vida não a impediram de ser uma mulher de fé profunda. Não só dedicou o prêmio "a Deus" e ao seu país, como aproveitou para enviar uma mensagem de encorajamento "a quem ainda não realizou o seu sonho".

“Embora a vida seja difícil, sempre há uma saída e com fé e amor você pode alcançá-la. Eu prometo a você, nunca é tarde demais", disse a nova estrela ao receber o prêmio.

Álvarez falou ao jornal espanhol El Mundo, sobre sua fé na Providência:

“Meu segredo é confiar. Todos os meus problemas e minhas angústias entrego a Deus. Eu coloco tudo em suas mãos e a decisão é sua. Eu digo a Ele 'Você vai fazer comigo o que seja melhor para mim, porque você sabe o que é conveniente para mim e o que não é’”.

Morando nos EUA, a cubana nunca deixou de tocar o violão e de compor. Seu neto Carlos José Álvarez encontrou um caderno com 50 músicas e lhe propôs gravar um álbum em 2016.

O projeto não se concretizou até 2021, quando pôde ser gravado em Los Angeles e viralizou. Tanto que o ator, produtor e diretor Andy García resolveu fazer um documentário sobre sua vida.

Em 2022 fez uma participação especial no filme "O Pai da Noiva", estrelado por Gloria Estefan e Andy García. Nele canta o bolero Quiéreme mucho (Ama-me muito, poderia ser uma tradução).

Suas últimas palavras de agradecimento ao receber o prêmio Grammy Latino também não esqueceram seu Criador: “Amo todos vocês e que Deus os abençoe”, disse com um grande sorriso, que o público agradeceu com uma ovação.