Padre Francisco Torres Ruiz, exorcista da diocese de Plasencia, Espanha, falou com detalhes sobre as almas que padecem no purgatório. Em entrevista à EWTN Notícias, do grupo EWTN ao qual pertence a ACI Digital, o exorcista disse que o que é popularmente chamado de "almas penadas" ou fantasmas são na verdade "aparições de pessoas que já morreram, que estão purgando e que exigem de nós orações e uma vida penitente em favor delas”.

Essas almas penadas ou fantasmas são pessoas que estão no purgatório, ou seja, estão em um momento de purificação antes de chegar ao Céu.

Quais são as características das "almas penadas"?

O exorcista disse que “não há formato estático quando as aparições ocorrem. Elas podem ser de muitas maneiras. Pode ser uma imagem visual, pode ser através de um sonho ou de um pensamento e costuma vir acompanhada de uma certa inquietação”.

No entanto, disse o padre, “não chega a perder a paz, mas pode vir acompanhada de uma inquietação com a qual, de alguma forma, a alma pede uma oração”.

Por que essas almas "penam"?

O padre Torres Ruiz disse que essas almas dos defuntos aparecem porque “pedem que rezemos. Uma vez que tenhamos passado o tempo da provação, o tempo da misericórdia que é este mundo ou esta vida, não podemos mais fazer nada sozinhos, depois da morte”.

“Portanto, as almas do purgatório, visto que já nada podem fazer por si mesmas, pedem-nos que o façamos por elas. E elas aparecem justamente por isso: para nos pedir a oração, o oferecimento da Santa Missa, uma mortificação ou algo que alivie suas penas, as purifique e assim possam ir para o Céu”.

O padre disse que às vezes essas almas aparecem para pessoas que estão longe de Deus, de modo que sua oração também as ajuda a se aproximar do Senhor.

Como saber se é uma boa alma e não do diabo?

O exorcista disse à EWTN Notícias que "é verdade que às vezes o diabo pode se revestir como um anjo de luz ou formas que podem nos enganar".

"Um critério de discernimento é, se essa alma aparece e nos pede para rezar e nós rezamos por ela, de forma que ela não se manifeste novamente e gozemos de paz espiritual, então é prova ou sinal de que é algo de Deus", disse.

Mas, “se aquela alma aparecer, voltar a insistir em nós, criar incerteza, inquietação ou uma guerra interna, ou mesmo chegar um momento em que já não pede oração, mas outras coisas, fica claro que é um enviado do diabo ou o próprio diabo revestido de defunto”, disse o padre.

É bom recorrer a médiuns ou bruxos?

Padre Torres Ruiz disse que “nunca se deve recorrer a médiuns ou tarólogos ou bruxas, xamãs ou qualquer outra coisa; em primeiro lugar, porque aqueles que são eficazes fizeram um pacto com o diabo. Eles vão tirar dinheiro da pessoa, mas não vão consertar nada”.

“Uma alma no purgatório não se manifesta por meio de um médium para adivinhar ou prever eventos futuros porque o futuro não está escrito. Pertence a Deus e à liberdade humana, não ao diabo ou às almas do purgatório", disse o padre.

"Na pior das hipóteses, médiuns ou bruxas podem gerar males piores", disse.

Confira também:

Mais em