O Papa Bento XVI se aproximou no dia de hoje à janela de seu apartamento no Palácio Apostólico para rezar com os peregrinos chegados de todo o mundo o tradicional Ângelus dominical, e em suas palavras iniciais meditou sobre o presépio como um meio eficaz para apresentar a fé e transmiti-la na família.

O Santo Padre fez notar que"construir o presépio em casa pode revelar-se como um modo simples, mas eficaz de apresentar a fé para transmiti-la aos próprios filhos".

"O presépio -continuou- ajuda-nos a contemplar o mistério do amor de Deus que se revelou na pobreza e na simplicidade da gruta de Belém".

Depois de lembrar brevemente que a tradição popular do presépio se remonta aos tempos de São Francisco de Assis, o Papa disse que "este pode nos ajudar a entender o segredo do verdadeiro Natal, porque fala da humildade e da bondade misericordiosa de Cristo, quem ‘de rico que era se fez pobre’ por nós".

"Sua pobreza enriquece a quem a abraça e o Natal traz alegria e paz àqueles que, como os pastores em Belém, acolhem as palavras do anjo: ‘e isto lhes servirá de sinal: encontrarão um menino envolvido em faixas e deitado em um presépio’. Este sinal permanece também para nós, homens e mulheres do século XXI. Não há outro natal".

Terminado o Ângelus, o Papa saudou os peregrinos em diferentes línguas e aos de língua espanhola convidou a "acolher nos corações e nos lares" o Menino Jesus.