O Papa Francisco participou hoje (13), no Vaticano, do almoço organizado por ocasião do Dia Mundial dos Pobres 2022.

Não é a primeira vez que Francisco almoça com pessoas necessitadas no Vaticano.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo papa Francisco em sua carta apostólica Misericordia et Misera, publicada em 20 de novembro de 2016, no final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

Desde 2017, todos os anos a Igreja celebra este Dia Mundial no 33º Domingo do Tempo Comum. A Santa Sé promove iniciativas de solidariedade em favor das pessoas necessitadas. É o caso do centro de saúde provisório que colocaram na Praça de São Pedro.

O papa Francisco chegou à Sala Paulo VI em cadeira de rodas depois de dirigir a tradicional oração dominical do Ângelus, na qual convidou as pessoas a “perseverarem na construção do bem a cada dia”.

Antes, o papa celebrou a missa por ocasião do Dia Mundial dos Pobres 2022, na qual pediu que "não sigamos os falsos 'messias' que, em nome do lucro, proclamam receitas úteis apenas para aumentar a riqueza de poucos, condenando os pobres à marginalização”.

Francisco pediu que, ao contrário, “acendamos as luzes da esperança no meio da escuridão; aproveitemos, em situações dramáticas, as oportunidades para testemunhar o Evangelho da alegria e construir um mundo fraterno”.

Confira também: