Dois dias depois de que o Tribunal Constitucional da Colômbia desistiu de descriminalizar o aborto no país por "falta de argumentos" na demanda, o conhecido parlamentar abortista, José Luis Arcila, anunciou que na próxima semana reviverá no Congresso um projeto de lei para permitir esta prática sob "circunstâncias especiais".

Arcila, do Partido Conservador, indicou que o estudo de seu projeto se postergou em espera da decisão da Corte Constitucional sobre a modificação do Código Penal. O legislador abortista reconheceu que encontrará oposição inclusive entre os membros de seu próprio partido.

Ao mesmo tempo, a advogada Mónica Roa –que apresentou o projeto no Tribunal Constitucional para descriminalizar o aborto por violação, má formação congênita e risco de morte materna– assinalou que insistirá em seu propósito.

"Cabe-nos voltar a começar e isso poderia demorar vários meses porque seria um processo totalmente novo, falando do ponto de vista jurídico", declarou a abortista à Rádio Caracol.

Roa disse que analisará os argumentos do Tribunal sobre sua proposta para "corrigi-la e apresentá-la" novamente.