“Continuo rezando pela Ucrânia”, disse o papa emérito Bento XVI ao arcebispo da Igreja greco-católica ucraniana Sviatoslav Shevchuk, no encontro que tiveram na quarta-feira (9) no mosteiro Mater Ecclesiae.

O encontro anterior deles tinha sido em fevereiro de 2019. Nele, Bento XVI mostrou estar muito informado sobre os acontecimentos na Ucrânia e disse que sempre rezou pela paz no país, invadido pelo exército russo desde 24 de fevereiro.

No encontro de quarta-feira, o arcebispo Shevchuk comparou o regime nazista à guerra na Ucrânia, dizendo que a guerra é ideológica e colonizadora.

Ele também agradeceu a Bento XVI por sua carta no início da guerra.

Bento XVI disse que está acompanhando de perto a situação na Ucrânia, manifestou seu grande pesar pelo sofrimento do povo ucraniano e disse que sempre reza para que a paz chegue.

O arcebispo disse que "só o poder da oração mantém vivo o povo ucraniano", por isso pediu para continuar rezando pela Ucrânia.

Bento XVI nomeou Sviatoslav Shevchuk bispo em 14 de janeiro de 2009, designando-o auxiliar da eparquia de Santa Maria do Patrocínio em Buenos Aires, onde se encontrou com o papa Francisco.

Bento XVI também confirmou a eleição de Sviatoslav Shevchuk como chefe da Igreja greco-católica ucraniana em 25 de março de 2011.

O arcebispo-mor da Igreja greco-católica ucraniana está em Roma para uma semana de reuniões no Vaticano. É a primeira vez que ele deixa a Ucrânia desde a invasão russa em fevereiro.

Na segunda-feira (7), ele se encontrou com o papa Francisco, a quem deu um fragmento de uma mina russa que destruiu a fachada da igreja greco-católica na cidade de Irpin.

Amanhã (12), ele se reunirá com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé.

Na segunda-feira (14), ele se reunirá com os embaixadores acreditados junto à Santa Sé.

Confira também: