O Arcebispo de Munique, Cardeal Friedrich Wetter, anunciou que o Papa Bento XVI visitará sua terra natal em setembro de 2006.

Embora a viagem não possa ser considerada como oficial até que seja anunciada pela Santa Sé, o Cardeal assinalou que a viagem à região da Baviera –onde o Pontífice nasceu, foi educado e desenvolveu seu ministério sacerdotal e episcopal– será em resposta aos numerosos convites de "velhos conhecidos e a comunidade católica em sua totalidade", aos quais o Pontífice não pôde concretizar por causa do apertado cronograma de sua primeira viagem à Alemanha, na ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

Se a viagem for confirmada pelo Vaticano, poderia ser a terceira que o Pontífice fará no próximo ano: Já existe uma anunciada por ele mesmo à Polônia para o mês de maio, outra a Valência (Espanha) para 8 e 9 de julho por ocasião do Encontro Mundial das Famílias Valência 2006.

Além disso, fala-se de uma viagem a Istambul (Turquia), que tinha sido apontada possivelmente para novembro deste ano, mas que foi postergada e ainda não tem data definida.