O presidente do Pontifício Comitê das Ciências Históricas da Santa Sé, padre Bérnard Ardurá, conversou com a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, sobre o que são os chamados "arquivos secretos" do Vaticano e o que eles contêm.

Ardurá disse que "durante séculos, os arquivos do Vaticano, ou pelo menos os mais importantes, foram chamados de 'arquivos secretos do Vaticano'".

"Dessa expressão nasceu um mito", disse, lembrando que esse tipo de confusão levou o papa Francisco a decidir mudar o nome do "Arquivo Secreto do Vaticano" para "Arquivo Apostólico do Vaticano".

O objetivo desta mudança, disse Ardurá, é “acabar com toda confusão”.

Padre Bérnard Ardurá visitou o México no início de novembro, pelas comemorações dos 90 anos da declaração da Paróquia de São Jerônimo Lídice, que data do século XVI, como Monumento Nacional.

Ardurá disse que “segredo significa dizer que os arquivos, que pertencem à secretaria do papa, são como os arquivos pessoais do papa”.

"Então, nasceu algo meio ‘fantasmagórico’", disse.

Longe de ser algo que permanece oculto aos olhos do mundo, o padre disse que "os arquivos estão abertos à consulta" desde o pontificado do papa Leão XIII, no final do século XIX.

Segundo Ardurá, o papa Leão XIII tomou esta decisão, "dizendo que não temos medo da verdade".

Pesquisadores de todo o mundo "vão pesquisar os arquivos vaticanos", afirmou.

"Esses arquivos são abertos pelo pontificado", disse, explicando que "normalmente espera-se que tudo esteja catalogado, fichado e que esteja disponível para a consulta”.

Como exemplo, disse que o papa Paulo VI, na década de 1960, viu “os ataques contra o papa Pio XII e decidiu abrir nos anos 1960 os arquivos vaticanos de 1939 a 1945, com a possibilidade de que os pesquisadores pudessem ir ver o que aconteceu neste período”.

"Quando os arquivos vaticanos são abertos, todos os arquivos que dizem respeito a um pontificado são abertos", declarou.

"Assim, eles estão abertos e o pesquisador vem" ver o material disponível e "encontrar a documentação em primeira mão", disse.

O que é necessário para acessar os "arquivos secretos" do Vaticano?

O presidente da Pontifícia Comissão das Ciências Históricas da Santa Sé explicou que "para ver os arquivos do Vaticano" é necessário "ser capaz de ler esses arquivos"

Por isso, disse, “é importante que o pesquisador conheça as línguas em que estão escritos” e é necessário “ter nível universitário”.

Ao solicitar acesso aos arquivos da Santa Sé, acrescentou, deve-se "explicar o objetivo da busca".

Com estes requisitos cumpridos, disse, é concedida a “autorização” para ver os “arquivos secretos” da Santa Sé.

Confira também:

Mais em