O papa Francisco aceitou ontem (8) a renúncia de dom Johannes Bündgens, bispo auxiliar de Aachen, Alemanha, condenado por desviar dinheiro de uma mulher que sofre de demência.

Bündgens foi condenado por apropriação indébita de cerca de 128 mil euros a nove meses de prisão suspensa e a pagar uma multa de cerca de 5 mil euros.

“É bom para todas as partes que o papa tenha tomado uma decisão rápida. Pessoalmente, lamento muito que os últimos anos tenham levado a isso”, disse o bispo de Aachen, dom Helmut Dieser, num comunicado publicado ontem (8).

Dom Bündgens, nascido em 1956, foi ordenado sacerdote em 1980 e tornou-se bispo auxiliar em Aachen em 2006.

Quando as autoridades locais anunciaram no final de 2019 que estavam investigando Bündgens, ele não estava mais desempenhando nenhuma função episcopal.

Descobriu-se que o bispo alemão transferiu cerca de 128 mil euros de uma mulher com demência para sua própria conta bancária depois que ela lhe deu uma procuração. No entanto, devido à sua doença, ela provavelmente não era mais legalmente competente na época.

Dom Bündgens disse que havia dado à mulher, que já morreu, um direito vitalício de residência em uma propriedade que havia comprado em troca do dinheiro.

O bispo devolveu a quantia inteira à família.

Confira também: