Depois de chegar de sua viagem ao Bahrein, o papa Francisco foi hoje (6) à basílica de Santa Maria Maior para rezar à Virgem Salus Populi Romani, protetora do povo romano, e agradecer pelos frutos de sua visita ao Reino do Bahrein.

 

A sala de imprensa da Santa Sé informou que "esta tarde, de retorno do Bahrein, como de costume no final de cada viagem apostólica, o papa Francisco foi à Basílica de Santa Maria Maior, detendo-se em oração diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani”.

"Ao final da visita, o papa Francisco retornou ao Vaticano", disse.

A visita apostólica ao Bahrein

O papa Francisco chegou a Roma hoje (6) por volta de 16h30 (12h30 no horário de Brasília) depois de sua visita apostólica ao Bahrein, reino do Golfo Pérsico de maioria muçulmana, onde se reuniu com líderes islâmicos e com a pequena comunidade católica.

O Bahrein é um emirado de mais de um milhão e meio de habitantes, onde a comunidade cristã é composta por cerca de 80 mil fiéis, principalmente migrantes das Filipinas e da Índia.

Francisco chegou ao país asiático no dia 3 de novembro para participar também, no dia seguinte, do encerramento do Fórum Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana.

Nesse evento, o papa Francisco exortou os líderes das religiões a unirem forças em favor da paz, porque “o homem religioso, o homem da paz, também se opõe à corrida armamentista, aos negócios da guerra, ao mercado da morte”.

Durante a viagem, o papa também teve encontros com membros do Conselho Muçulmano de Anciãos e com o grão-imã de Al-Azhar.

Na sexta-feira (4), ele visitou a catedral de Nossa Senhora da Arábia, a maior igreja da região e o primeiro templo católico de todo o Golfo Pérsico nos tempos modernos.

Na catedral de Nossa Senhora da Arábia, Francisco teve o encontro ecumênico e a oração pela paz.

Na manhã de sábado (5), o papa Francisco celebrou a missa no Estádio Nacional do Bahrein, onde pediu "sempre amar" e "perseverar no bem, mesmo quando recebermos o mal".

Diante dos milhares de fiéis, o papa disse que “quanto mais se busca o poder, tanto mais ameaçada está a paz”. Deus, recordou, “não se serve da força da violência, mas da debilidade do amor. Este é o poder de Cristo: o amor. E confere também a nós o mesmo poder, o poder de amar, de amar em seu nome, de amar como Ele amou”.

À tarde, o papa Francisco se reuniu no Colégio do Sagrado Coração com mais de dois mil jovens, também muçulmanos. Em seu discurso, Francisco disse aos presentes que a Igreja precisa deles mais do que nunca.

Hoje (6), o papa Francisco teve um encontro com bispos, sacerdotes, consagrados, seminaristas e agentes pastorais; a quem ele disse que "todos os batizados receberam o Espírito e são profetas".

Assim terminou a 39ª viagem apostólica do papa Francisco, cuja visita anterior foi ao Cazaquistão.

Confira também:

Mais em