O papa Francisco visita hoje (4) a catedral de Nossa Senhora da Arábia em Awali, durante sua visita apostólica ao Reino do Bahrein, no Golfo Pérsico.

A catedral de Nossa Senhora da Arábia foi dedicada em 10 de dezembro de 2021.

A consagração contou com a presença do prefeito da então Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Luis Antonio Tagle, do administrador do vicariato apostólico da Arábia do Norte, dom Paul Hinder, e do então núncio apostólico no Kuwait e Qatar, dom Eugene Martin Nugent.

Durante a homilia da missa de consagração, o cardeal Tagle exortou os católicos a se reunirem na nova catedral. “Por favor, venham muitas vezes à sua casa, a esta igreja, para se encontrar e conversar, conversar com nosso Pai misericordioso. Venham para casa. Venham com frequência. Deus também está esperando por vocês”, disse Tagle.

O Bahrein é um emirado onde quase toda a população é muçulmana. Há uma estimativa de 80 mil cristãos de todas as denominações no país, principalmente imigrantes das Filipinas e da Índia.

A construção da catedral começou em 11 de fevereiro de 2013, festa de Nossa Senhora de Lourdes. A terra em que foi construída foi doada pelo rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa.

A igreja tem capacidade para acomodar cerca de 2,3 mil pessoas e 9 mil metros quadrados. Segundo um documento da Santa Sé, a estrutura do edifício tem a forma de uma "tenda", figura constante do Antigo Testamento.

Dentro dela há uma estátua de Nossa Senhora da Arábia e está decorada com 16 ícones que representam os mistérios da fé católica, em que o centro é dedicado a Jesus.

O complexo da catedral tem um centro pastoral subterrâneo.

A devoção a Nossa Senhora da Arábia remonta a dezembro de 1948, quando foi criada uma pequena capela com este título no Kuwait, que guardava uma estátua abençoada no Vaticano pelo então papa Pio XII. Em 1957, Pio XII proclamou Nossa Senhora da Arábia como a padroeira do território e desde 2011 a Santa Sé a nomeou padroeira dos países dos dois vicariatos apostólicos do Golfo: Arábia do Norte e Arábia do Sul.

A catedral de Nossa Senhora da Arábia é a sede do vigário apostólico do Norte da Arábia desde 2021.

Confira também: