Um bispo católico na Irlanda pediu desculpas pelas homilias de um padre que no fim de semana falou sobre o pecado do aborto e da homossexualidade.

“Sou consciente do profundo desconforto e dor causados ​​pelo conteúdo das homilias em questão pronunciadas no fim de semana. Peço desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos”, diz o bispo de Kerry, Irlanda, dom Ray Browne, num comunicado publicado na segunda-feira (1º). "Os pontos de vista expressos não representam a posição cristã".

Apesar do que disse o biso, o Catecismo da Igreja Católica resume a doutrina da Igreja sobre homossexualidade em três artigos: 2357 A homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres, que experimentam uma atração sexual exclusiva ou predominante para pessoas do mesmo sexo. Tem-se revestido de formas muito variadas, através dos séculos e das culturas. A sua gênese psíquica continua em grande parte por explicar. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves, a Tradição sempre declarou que «os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados». São contrários à lei natural, fecham o ato sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afetiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados.

2358. Um número considerável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. Esta propensão, objetivamente desordenada, constitui, para a maior parte deles, uma provação, Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição.

2359. As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes do autodomínio, educadoras da liberdade interior, e, às vezes, pelo apoio duma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem aproximar-se, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.

Sobre aborto, o Catecismo diz, no número 2271, que “o aborto direto, isto é, querido como fim ou como meio, é gravemente contrário à lei moral”.

O número 2272 diz que o crime de aborto é punível com a “pena canônica de excomunhão”.

Embora não o tenha mencionado pelo nome, o bispo se referiu às homilias do padre Seán Sheehy na Igreja de Santa Maria.

Entre outras coisas, o padre disse que "o que é muito triste hoje em dia é que raramente se ouve falar do pecado, mas este é desenfreado".

"Vemos isso, por exemplo, na legislação do governo, vemos isso na promoção do aborto, vemos isso na abordagem lunática do transgenerismo e vemos isso na promoção do sexo entre dois homens e duas mulheres", disse o padre Sheehy.

“Isso é pecaminoso, isso é pecado mortal e parece que as pessoas não percebem isso, mas é um fato, uma realidade. Precisamos ouvir Deus sobre isso, porque se não o fizermos, não há esperança para essas pessoas", continuou ele.

“Vocês têm a responsabilidade de gerar consciência de que o pecado é destrutivo, que vai contra nós e pode nos levar ao inferno”, disse Sheehy.

O padre lembrou então que no Dia de Todos os Santos “honramos as pessoas que são santas porque se arrependeram e pediram perdão. É por isso que alguém disse que o céu está cheio de pecadores convertidos”.

"Deus nos diz que Ele veio para os pecadores, mas se você não admitir que é um pecador, então não posso fazer nada por você".

"No dia em que você morrer, você perceberá que o que eu digo não é algo inventado por mim, mas o que Deus está dizendo", disse o padre.

Segundo o jornal irlandês The Irish Times, na missa de domingo um grupo de pessoas deixou a igreja depois do sermão do padre, de um total de 200 pessoas que participavam.

No comunicado, dom Ray Browne disse que “a homilia em uma missa paroquial regular de fim de semana não é apropriada para falar de tais temas nestes termos”.

“O Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é um Evangelho de amor e proclama sempre a dignidade de cada pessoa humana. Ele nos chama a ter total respeito pelos outros”, acrescentou o bispo.

Confira também:

Mais em