Depois de um voo de cinco horas, o papa Francisco desembarcou por volta das 16h37 (10h37 no horário de Brasília) de hoje (3) na base aérea de Sakhir, no Bahrein, onde ocorreu a recepção oficial. Francisco fica até o próximo domingo (6).

O papa foi recebido pelo rei do Bahrein, Hamad bin Isa bin Salman Al Khalifa, pelo príncipe herdeiro e primeiro-ministro, por outros três filhos do rei.

À chegada, crianças vestidas com trajes tradicionais lançaram pétalas de rosas e a Guarda de Honra fez uma saudação de honra. Depois de saudar as delegações oficiais, o papa fez uma breve visita de cortesia ao rei no palácio real de Sakhir.

No final do encontro, o papa Francisco irá às 19h (13h em Brasília) para a residência no palácio de Sakhir, onde ficará hospedado durante toda a viagem.

Programa da visita

Depois da cerimônia de boas-vindas, o papa encontra as autoridades do país, a sociedade civil e o corpo diplomático, ocasião em que fará o seu primeiro discurso.

Amanhã (4), o papa Francisco celebrará a missa privada às 7h30 (01h30 em Brasília).

Depois da missa, o papa participará do Fórum de Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana, no palácio real de Sakhir.

Mais tarde, o papa será recebido pelo rei e pelo grande-imã de al-Azhar, no Egito, os três plantarão uma Árvore da Paz no jardim. Ali Francisco fará seu segundo discurso.

Às 11h (6h no horário de Brasília) ele retorna à sua residência, onde se encontra em particular com o grão-imã de al-Azhar às 16h (10h no horário de Brasília). Por fim, visita a mesquita onde terá um encontro com membros do Conselho de Anciãos Muçulmanos, e faz outro discurso.

Em seguida, irá para a catedral de Nossa Senhora da Arábia para um encontro ecumênico e oração pela paz às 15h45 (9h45 no horário de Brasília).

Depois do discurso, o ato será concluído com o canto da Oração pela Paz de são Francisco.

No sábado (5), o papa Francisco vai rezar missa no Estádio Nacional do Bahrein às 8h30 (2h30 no horário de Brasília).

Terminada a Missa, terá um encontro com os jovens às 17h (11h no horário de Brasília) no Colégio do Sagrado Coração.

No domingo (6), último dia de sua viagem apostólica, o papa participa de encontro de oração em Manama, capital do Bahrein, às 9h30 (3h30 no horário de Brasília ) e reza o Ângelus junto com bispos, padres, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na Igreja do Sagrado Coração, a primeira igreja católica em toda a região do Golfo do Bahrein.

Finalmente, antes de seguir para o aeroporto, fará um tour privado pela catedral e chegará à base aérea de Sakhir às 12h30 (6h30 no horário de Brasília).

Às 13h (7h no horário de Brasília) partirá do Bahrein e seguirá para o Aeroporto Fiumicino de Roma, onde chegará por volta das 16h35 (11h35 no horário de Brasília).