A Jornada de Oração e Missão pela Paz reza hoje (1º) pelos missionários e missionárias mortos em terra de missão. A jornada de oração é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

“Rezar a Deus pelos vivos e pelos falecidos” é “uma das obras de misericórdia espirituais”, diz o material de divulgação da jornada de oração. “Que nossa oração agradecida pela vida de tantos chegue ao coração de Deus. E Ele, em sua misericórdia, faça gerar vida de novos cristãos naquelas terras de missão e, ainda, toque o coração dos muitos perseguidores”.

A Jornada de Oração e Missão pela Paz nomeia alguns missionários mortos neste ano: a irmã Luisa del Orto, missionária italiana no Haiti, martirizada no dia 25 de junho; padre John Mark Cheitnum, raptado na Nigéria em 15 de julho e encontrado morto quatro dias depois; irmã Maria de Coppi, missionária italiana, morta no dia 6 de setembro em Moçambique; irmã Marie-Sylvie Kavuke Vakatsuraki, da congregação das Pequenas Irmãs da Apresentação de Nossa Senhora, morta em um ataque na República Democrática do Congo.

Segundo os organizadores da Jornada de Oração e Missão pela Paz, a lista de missionários mortos “é ainda maior” e abrange não somente “padres, religiosas e religiosos”, mas também “cristãos leigos, leigas, jovens, adultos e idosos”.

 

Confira também: