“A conclusão das eleições 2022 convoca-nos, ainda mais, para a reconciliação, essencial ao novo ciclo que se abre. Agora, todos, indistintamente, precisam acompanhar, exigir e fiscalizar aqueles que alcançaram êxito nas urnas. O exercício da cidadania não se esgota com o fim do processo eleitoral”, diz a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nota publicada hoje (31).

Após a votação em segundo turno ontem (30), Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, com 50,9% dos votos contra 49,1% de Jair Bolsonaro, do PL. Também foram eleitos ontem os governadores de 12 estados. Os demais 15 governadores já tinham sido eleitos no primeiro turno, em 2 de outubro, quando também foram definidos os deputados e senadores.

Em uma “mensagem da presidência da CNBB sobre a conclusão do processo eleitoral 2022”, a entidade cumprimenta todos os candidatos eleitos este ano e parabeniza o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) “por sua atuação no zelo de todo o processo democrático”.

Ao concluir a mensagem, assinada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo, presidente da entidade, a CNBB augura que “todos possam caminhar unidos para a construção da política melhor”, que “está a serviço do bem comum”.

Confira também: