O porta-voz da presidência da Rússia, Dmitri Peskov, disse que seu país está disposto a falar com o papa Francisco, EUA e França para encontrar uma solução para a guerra na Ucrânia.

"Estamos dispostos a debater tudo isso (a situação na Ucrânia) com os americanos, com os franceses e com o pontífice", disse Peskov durante a coletiva de imprensa telefônica diária.

Foi o presidente francês Emmanuel Macron que, na segunda-feira (24), pediu ao papa que ligasse para o presidente russo Vladimir Putin, para o presidente americano, Joe Biden, e para o patriarca ortodoxo russo Kirill a fim de "favorecer o processo de paz" na Ucrânia.

O objetivo estratégico da Rússia com a invasão da Ucrânia é impedir a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), aliança militar criada na Guerra Fria, e à União Europeia (UE). Os EUA lideram a OTAN e a França é, com a Alemanha, o mais importante país da UE, daí a negociação com Biden e Macron sugerida. O patriarca Kirill é a mais alta autoridade religiosa da Rússia.

Macron disse à revista francesa Le Point que encorajou “o papa Francisco a ligar para Vladimir Putin e patriarca Kirill, mas também para Joe Biden. Precisamos que os EUA se sentem à mesa para favorecer o processo de paz na Ucrânia".

Peskov expressou que "se isso realmente vai na direção dos esforços para buscar possíveis soluções, pode ser avaliado positivamente".

Confira também: