O papa emérito Bento XVI recebeu no dia 20 de outubro no Vaticano o padre Maurice Ashley Agbaw-Ebai, professor de Filosofia e Teologia do Saint John's Seminary de Boston, EUA, e promotor dos trabalhos de pesquisa sobre a teologia de Joseph Ratzinger.

Em uma publicação no dia 23 de outubro, o padre de origem camaronesa agradeceu ao papa emérito por ter aceitado se encontrar com ele.

Durante a audiência privada, padre Maurice mostrou a Bento uma fotografia de sua turma de Teologia. Ele também transmitiu "o amor e os melhores votos" dos seminaristas e membros da faculdade, que "apreciam seu grande trabalho teológico".

“Este é um dia que nunca esperava, embora eu tenha rezado por isso por mais de 21 anos. É um milagre. Obrigado por sua generosidade em me receber. O senhor foi o diretor espiritual e acadêmico decisivo da minha vida”, disse o sacerdote e coordenador do Instituto Bento XVI na África.

Padre Maurice aproveitou para agradecer ao papa emérito “por seus grandes escritos”.

“Sua teologia formou e está formando uma geração de jovens sacerdotes na África. Isso nos mostrou que é bonito se tornar sacerdote de Jesus. Sua teologia é amada por tantos jovens sacerdotes e seminaristas africanos e, por isso, agradecemos”, disse.

O padre africano assegurou ao papa emérito que "sua teologia é amada e apreciada" no seminário onde leciona.

“Na verdade, dou um curso chamado Joseph Ratzinger e o Iluminismo. Muitos seminaristas fazem esse curso”, disse.

O sacerdote também pediu ao papa emérito que rezasse “pelos cinco sacerdotes, uma freira e um catequista sequestrados na diocese de Mamfé, em Camarões, minha diocese mãe, que hoje estão em uma situação terrível”. O bispo de Manfé, dom Aloysius Fondong Abangalo, anunciou ontem (24) à ACI África, agência africana do Grupo ACI, que os padres, a freira e os leigos sequestrados já foram libertados em segurança.

Em entrevista ao Cameroon Concord News, padre Maurice disse que quer "continuar a tarefa de aproximar a vida e a teologia de Bento XVI".

“Nunca esquecerei o que ele me disse hoje. Minha vocação foi confirmada. Em Bento, senti a proximidade de Deus de uma maneira que não consigo transmitir ou expressar em palavras”, disse.

Padre Maurice é autor de vários livros sobre a obra de Bento XVI, incluindo “Joseph Ratzinger e o futuro da teologia africana”, “Luz da razão, luz da fé - Joseph Ratzinger e o Iluminismo alemão” e “Leitura africana do pensamento de Bento XVI”.

Confira também: