O bispo de Mogi das Cruzes (SP), dom Pedro Luiz Stringhini, retratou-se em um vídeo publicados nas redes sociais de sua diocese de ter dito que “aborto é uma questão pessoal”. A afirmação foi feita pelo bispo em entrevista à TV dos Trabalhadores (TVT), emissora outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.

Durante entrevista, o jornalista Jô Miyagui da TVT, falando do segundo turno das eleições presidenciais, que ocorre no próximo domingo, perguntou a dom Pedro Luiz se “a população, durante a atual campanha, estava sendo enganada por discursos mentirosos.”

O aborto se tornou um tema das eleições. PSB, o PV, o Psol e o PC do B, partidos que apoiam Lula, têm em seu programa a legalização do aborto em seu programa. O próprio candidato disse, em março deste ano: “Eu, Lula, pai de cinco filhos, sou contra aborto e sempre fui. Agora, eu, chefe de Estado, preciso tratar o assunto como saúde pública."

O candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, se declara contra o aborto.  

Dom Pedro Luizi responde à TVT: “muito enganada com assuntos outros, quando se fala que um candidato vai trazer comunismo, vai trazer aborto, vai trazer ideologia de gênero, vai fechar igrejas... isso tudo é mentira!”

E em seguida diz: “Não há nenhum candidato prometendo aborto, até porque aborto é uma questão pessoal, como se agora não existisse aborto e como se entrasse o outro candidato passasse a existir”.

No vídeo de retratação, o bispo disse: “Eu nunca imaginaria que uma afirmação, a meu ver clara, pudesse causar polêmica. Mas são os dias horríveis que estamos vivendo”.

Segundo o bispo, o que ele disse é que, “mais do que decisão dos governos, do Estado, trata-se de uma decisão pessoal. De fato, é uma decisão pessoal, faltou dizer que pode ser uma decisão pessoal correta quando se decide não praticar o aborto ou uma decisão pessoal errada, segundo a Doutrina da Igreja, quando se decide praticar”, esclarece o bispo em vídeo. “A Igreja que sempre defende a vida e que é contra o aborto também tem serviços de proteção, casas que acolhem mulheres com risco de aborto para prevenir que não haja. Também a pastoral familiar e a pastoral da defesa da vida”.

“E quando há no Congresso Nacional legislação em favor do aborto, a Igreja é a primeira a tomar a palavra em defesa da vida e por isso graças a Deus tem conseguido até agora vitórias e o Congresso nunca passou e nunca passará com a graça de Deus está legislação”, disse dom Pedro Luiz.

Ao final do vídeo, dom Pedro Luiz Stringhini disse que “é tempo de humildade, é tempo de oração, é tempo de voltarmos para o Evangelho de Nosso Senhor. Defender a vida contra o aborto”.

 

Confira também: