A cerimônia de beatificação de 12 religiosos redentoristas mortos por ódio à fé na Espanha será celebrada amanhã (22). Alguns deles, presos sob gritos de "fascistas", responderam: "Não somos fascistas, somos religiosos redentoristas".

Os doze missionários, sacerdotes e religiosos, pertenciam às duas comunidades que a Congregação do Santíssimo Redentor tinha em Madri em julho de 1936, quando eclodiu a Guerra Civil.

O vice-postulador da causa de beatificação, padre Antonio Manuel Quesada, CSsR, definiu os mártires como "12 pessoas frágeis que se identificaram com Jesus Salvador de tal maneira que ele lhes deu a recompensa de se identificarem até com sua própria morte".

“Cheios do Espírito Santo, perseveraram na sua vocação missionária a ponto de dar a própria vida, olhando para frente e não se deixando levar pelo medo da morte”, disse padre Quesada.

Os religiosos redentoristas, além de prometerem pobreza, castidade e obediência, fazem um voto de perseverança. Os 12 novos beatos viveram esse voto “sendo fiéis à sua fé e vocação, anunciando a salvação e a misericórdia de Deus no meio da guerra e da perseguição”, disse o sacerdote. E o fizeram "derramando seu sangue como expressão de dedicação generosa, amor a Deus e perdão e reconciliação para todos".

Padre Quesada considerou que, além da graça de "morrer como missionários redentoristas sendo uma boa notícia de salvação", coerente com seu voto de perseverança, Deus também lhes concedeu "morrer como Jesus, dando a vida como testemunho de amor, perdoando e testemunhando a reconciliação”.

"Ofereço minha vida por meus irmãos na Espanha, por toda a congregação e pela desgraça da Espanha", exclamou o padre Vicente Renuncio antes de morrer.

A cerimônia de beatificação acontecerá na catedral de Santa María la Real de la Almudena. Será celebrada pelo cardeal Marcello Semenaro, prefeito do dicastério para as Causas dos Santos, acompanhado pelo arcebispo de Madri, cardeal Carlos Osoro, o superior geral dos redentoristas, padre Rogério Gomes, CSsR, e o superior de Madri, padre Francisco Javier Caballero, CSsR.

Confira também: