O prefeito do dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro, recebeu ontem (20), documentos complementares em favor da causa de beatificação de padre Félix Varela, sacerdote que é considerado o pai da nação cubana.

A assessoria de imprensa da diocese de Santa Clara, Cuba, informou que a entrega foi feita durante o encontro que a autoridade da Santa Sé teve com os membros da comissão permanente da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC).

O responsável pela entrega da documentação foi o arcebispo de Havana, cardeal Juan de la Caridad García Rodríguez.

A vida do padre Félix Varela

Félix Varela Morales nasceu em Havana, em 20 de novembro de 1788. Órfão ainda criança, foi criado por seus avós. Aos 23 anos, foi ordenado sacerdote.

Seu principal campo de atuação foi o ensino. Em 1821, padre Varela foi eleito representante da colônia espanhola de Cuba perante as Cortes de Madri.

Nesse mesmo ano, embarcou para a Espanha para defender os direitos e liberdades dos cubanos. Já na metrópole, apresentou três projetos de lei: a abolição da escravatura na ilha, a independência de Cuba e um governo para as províncias ultramarinas. Nenhum foi aprovado e lhe custou o exílio em 1823.

O padre foi obrigado a se estabelecer em Nova York, EUA, onde viveu como pároco e vigário episcopal. Continuou defendendo os direitos humanos, as liberdades dos cubanos e da minoria católica contra a maioria protestante.

Por motivos de saúde, mudou-se para Saint Augustine, Flórida, Estados Unidos, onde passou os últimos quatro anos de sua vida. Morreu em 27 de fevereiro de 1853 e foi declarado venerável em março de 2012.

No decreto de 14 de março de 2012, o prefeito da então congregação para as Causas dos Santos, cardeal Ángelo Amato, afirmou que "o Servo de Deus (padre Félix Varela) surge no horizonte da história de Cuba como uma personalidade notável pelos seus dons humanos e pelas suas virtudes cristãs e sacerdotais".

"Entre suas múltiplas atividades, não faltou o aspecto cultural, que sempre caracterizou sua personalidade, fazendo traduções e escrevendo muitas obras, tanto em espanhol quanto em inglês, de natureza filosófica, científica, política e religiosa, defendendo a doutrina católica e também reafirmando a abolição da escravatura e a independência de Cuba", acrescentou.

O cardeal afirmou que padre Varela "foi um sacerdote exemplar, zeloso pela salvação das almas, profundamente motivado por uma vida de oração e amor fervoroso a Deus e ao próximo".

Confira também: