O padre redentorista Geraldo de Paula Souza foi nomeado hoje, 19 de outubro, bispo auxiliar de Niterói (RJ).

Sua nomeação é uma resposta ao pedido de dom José Francisco Resende Dias, arcebispo de Niterói (RJ), ao papa Francisco, sobre a necessidade de um auxiliar na arquidiocese.

O redentorista é atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora do Socorro, no Jardim Paulistano, em São Paulo (SP), coordenador do clero do Setor Jardim, da Região Sé da arquidiocese de São Paulo e faz parte da comissão dos presbíteros.

Padre Geraldo de Paula Souza nasceu em 1º de novembro de 1961, em Assaí (PR). Ingressou na vida religiosa aos 19 anos, no seminário Santa Terezinha dos Missionários Redentoristas, em Tietê (SP).

Entre 1982 a 1984 fez o postulantado no seminário São Clemente, em Campinas (SP). No dia 19 de janeiro de 1989 fez a profissão perpétua na Congregação do Santíssimo Redentor, no seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP).

Foi ordenado no dia 29 de agosto de 1992, no santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), por dom José Carlos de Oliveira, então bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO).

O bispo nomeado foi formador e promotor vocacional em várias casas dos Missionários Redentoristas, no Estado de São Paulo. Prestou serviço no secretariado de formação junto ao Governo Provincial. Além disso, esteve envolvido nas Santas Missões Populares, nas formações oferecidas pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep) e no acompanhamento de Equipes de Nossa Senhora.

Entre 2003 e 2005 foi superior e diretor do seminário propedêutico em Aparecida (SP). Em 2011 foi diretor e promotor vocacional no seminário Santo Afonso. E nos anos de 2012 a 2014 atuou na pastoral do Santuário de Aparecida (SP).

Padre Geraldo também foi superior e pároco da Igreja do Santíssimo Redentor, em Lisboa, Portugal.

 

Confira também: