Padre Jim Sichko deu ao papa Francisco um par de tênis Nike personalizado, após a audiência geral de 12 de outubro. Os tênis “Nike Blazerr ‘77s” foram personalizados com as cores amarela e branca do Vaticano, o brasão papal e "Pope Francis" escrito na parte de trás.

Segundo a imprensa local, toda vez que o padre Sichko se encontra com o papa, ele lhe traz um presente de seu Estado, Kentucky.

O sacerdote disse que, ao abrir o presente, o papa Francisco disse “uau” e imediatamente os pegou para vê-los. "Também queria mostrar a ele que no verso estava escrito Pope Francis' e tive a oportunidade de fazê-lo", disse o padre.

Os tênis foram criados pela empresa “True Blue Costumes”. O designer e proprietário da empresa, Billy Hobbs, disse que o padre Jim Sichko, “um sacerdote local, orador motivacional, e um ser humano inspirador com a sua constante bondade”, enncomendou o par de tênis.

O designer levou de cerca de dez horas para criá-los e disse que fez tênis "para muita gente muito 'legal', mas estes ganham", disse ele em seu perfil no Facebook.

O presente foi guardado em uma caixa de madeira com a frase em latim "miserando atque eligendo" (olhou para ele com misericórdia e o escolheu), que remete ao lema escolhido pelo papa Francisco.

A frase do brasão do papa Francisco foi tirada de são Beda, que, ao comentar o evangelho da vocação de são Mateus, escreveu: “Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me” (Jesus viu um publicano e, como o olhou com misericórdia, escolheu-o e disse: Segue-me).

Esta homilia, reproduzida na Liturgia das Horas para a festa de são Mateus, tem um significado especial na vida e no caminho espiritual do papa Francisco. Na festa de são Mateus de 1953, o jovem Jorge Bergoglio experimentou, aos 17 anos, de uma forma muito especial, a presença amorosa de Deus em sua vida. Depois de uma confissão, sentiu a misericórdia de Deus, que, com um olhar de terno amor, o chamou à vida religiosa, seguindo o exemplo de santo Inácio de Loyola.

Eleito bispo, em memória deste acontecimento que marcou o início da sua consagração total a Deus, decidiu escolher a expressão são Beda como lema de vida.

O que acontece com os presentes do papa Francisco?

Durante suas viagens e audiências, o papa Francisco recebe inúmeros presentes de todos os tipos. Em várias ocasiões Francisco pediu que esses presentes fossem o mais simples possível.

Alguns dos presentes que recebe em suas visitas ao exterior costumam ficar no próprio país, pois muitas vezes devido ao tamanho não podem ser transportados para o Vaticano.

A maioria dos presentes é doada para ser vendida em rifas para caridade, entregues diretamente a organizações que ajudam os mais necessitados, e outros são exibidos em exposições dentro do Vaticano.

Confira também: