A diocese de Jundiaí (SP) emitiu uma nota no dia 15 de outubro, esclarecendo que um vídeo do bispo, dom Arnaldo Cavalheiro Neto, que está sendo usado como parte da disputa eleitoral deste ano, na verdade “se refere a fatos ocorridos no ano passado”, “sem ter relação com o contexto atual das eleições”.

O vídeo foi tuitado por apoiadores da candidatura à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como se fosse uma crítica direta ao presidente Jair Bolsonaro, candidato pelo PL.

“ATENÇÃO!!! Eu disse que a profanação da Basílica de Nossa Senhora Aparecida seria a pá de cal na campanha de Bolsonaro. Pois bem, o apóstata começa a pagar pela heresia. Ouça a pungente homilia de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Jundiaí. CATÓLICO NÃO VOTA EM JAIR!”, escreveu por exemplo, o deputado Orlando Silva (PC do B-SP) em um tuíte em que reproduz o vídeo. Bolsonaro esteve em Aparecida para a festa da padroeira no último dia 12. Sua presença no santuário foi motivo de controvérsia.

O vídeo do bispo, porém, é de outubro do ano passado e se refere aos ataques ao papa Francisco, ao arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, e a Conferência Nacional dos bispos do Brasil feitos pelo deputado estadual Frederico Braun d'Avila (PSL-SP) por causa de uma homilia feito por dom Brandes na festa de Nossa Senhora Aparecida do ano passado.

Segundo a nota da diocese, “dom Arnaldo Carvalheiro Neto, faz um pronunciamento de desagravo à Sua Santidade, o Papa Francisco; à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e a dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida”, e que “se refere a fatos ocorridos no ano passado, quando ainda era bispo da Diocese de Itapeva (SP), sem ter relação com o contexto atual das eleições”

No vídeo do ano passado, dom Arnaldo Cavalheiro Neto diz: “Se você está aqui, nesse momento, nessa Igreja. Está me acompanhando nas redes sociais, e acredita mesmo que o papa é vagabundo, que o papa é safado, que a CNBB é um câncer da Igreja e dom Orlando é um bispo que usa a batina para manipular o povo de Deus, fazer politicagem, levante-se agora e vá embora! Eu não quero você aqui! Levante-se agora, vá embora e não volte! Sabe por quê? Não sou eu quem estou te mandando embora. É você que já não está em comunhão com a Igreja. Você já não pertence mais a esta Igreja”.

Na nota de esclarecimento a diocese de Jundiaí (SP) ainda ressalta a “comunhão com o episcopado brasileiro”. “Reiteramos firmemente a nota da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgada, no último dia 11 de outubro, sobre o uso da religião como ferramenta de campanha eleitoral”

“Desejamos reafirmar o grande apreço da política como caminho para a realização da paz, da justiça e do bem comum, sendo ela, portanto, “uma das formas mais preciosas da caridade”, como nos ensina o Papa Francisco, na sua _Encíclica Fratelli Tutti_ (cf. n. 180)”, finaliza o comunicado.

 

Confira também: