“A primeira coisa que o maligno busca é roubar a esperança, é assim que ele sempre nos engana’, disse o papa Francisco recebeu em audiência hoje (17), no Vaticano, a membros da Ordem Cisterciense da Estrita Observância que participam no seu Capítulo Geral.

Durante a audiência, o papa Francisco convidou os presentes a “observar o Senhor: seu caminho, seu rosto, cheio de amor e paz, às vezes desdenhoso diante da hipocrisia e do fechamento, e às vezes perturbado e angustiado na hora da paixão”.

Além disso, pediu para fazer essa observação em conjunto, "em comunidade, cada um com seus próprios ritmos, sua própria história única e irrepetível, mas juntos".

Francisco afirmou que essa unidade “é a base de tudo” e implica “um compromisso constante de conversão de um eu fechado para um eu aberto, de um coração egocêntrico para um coração que sai de si mesmo e encontra o outro”.

O papa incentivou os presentes a buscar uma comunidade que não seja autorreferencial, mas "extrovertida, acolhedora e missionária".

“Não é uma saída caótica, sem uma ordem determinada: uma saída juntos, todos em sintonia com o único coração da Igreja, que é o amor, como afirma com tanto entusiasmo santa Teresa do Menino Jesus”, disse o papa Francisco.

"Não há comunhão sem conversão e, portanto, esta é necessariamente o fruto da Cruz de Cristo e da ação do Espírito, tanto individual, quanto na comunidade", afirmou o papa.

Francisco lhes pediu para buscar uma “pobreza, tanto de espírito quanto de bens, a fim de estar mais disponíveis ao Senhor, com todas as suas forças, com as fragilidades e os frutos que Ele lhes dá”.

“Portanto, louvamos a Deus por tudo, pela velhice e pela juventude, pela enfermidade e pela boa saúde, pelas comunidades do ‘outono’ e as da ‘primavera’”, acrescentou.

Confira também: