Após a oração do Ângelus ontem (16), o papa Francisco destacou a iniciativa “Um milhão de crianças rezam o terço”, que acontecerá amanhã (18).

“Na próxima terça-feira, 18 de outubro, a fundação Ajuda à Igreja que Sofre promove a iniciativa ‘Um milhão de crianças rezam o terço pela paz no mundo’. Obrigado a todos os meninos e meninas que participam! Juntemo-nos a eles e confiemos à intercessão de Nossa Senhora o povo mártir da Ucrânia e os outros povos que sofrem com a guerra e todas as formas de violência e miséria”, disse o papa Francisco.

A iniciativa começou em 2005 em uma ermida em Caracas, Venezuela, por causa do dito de são Pio de Pietrelcina: "quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo mudará".

A ideia rapidamente se espalhou para outros países e, para que mais crianças possam aderir, a fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) põs à disposição dos fiéis materiais e um guia de oração.

A ACN Colômbia informou à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, que na Ucrânia os bispos greco-católicos traduziram os textos da campanha e estão promovendo “em todo o país, com grande esforço”. Para isso, "organizaram 'treinamentos do terço e distribuíram muito material".

Na Argentina, "as crianças não se reúnem apenas um dia para rezar pela paz, mas decidiram fazer uma novena".

No Malawi, os bispos distribuíram aproximadamente 60 mil folhetos “por todo o país em igrejas e escolas”.

No Quênia, 45 escolas já anunciaram que se unirão à oração mundial. O mesmo será feito em “60 igrejas e escolas em diferentes dioceses" da Nigéria.

“A Austrália tem um aumento incrível de pessoas e escolas que aderiram à ação, cinco vezes mais do que no ano passado”, informou a ACN Colômbia.

No Brasil, o assistente eclesiástico da fundação, frei Rogério Lima, vai rezar o terço com as crianças em uma live transmitida às 19h, nos canais da ACN Brasil no Youtube e Facebook.

Confira também: